×
Loading ...

Cães: como adestrar um filhote de golden retriever

Atualizado em 17 abril, 2017

Os golden retrievers são animais de estimação populares por seu jeito dócil e expressivo, boa disposição familiar e lealdade. O treinamento adequado é importante aos filhotes dessa raça, para que se acostumem a viver em sua nova casa. O adestramento requer paciência, consistência e prática, devendo começar quando o filhote tiver cerca de dois meses de idade.

Instruções

Os golden retrievers são uma raça extremamente popular entre os amantes de cães (Getty Images)
  1. Confine seu animal em um pequeno espaço quando ele não estiver brincando ou envolvido em alguma outra atividade supervisionada. Os goldens não fazem necessidades onde dormem. Quando o cão estiver sem supervisão, mantenha-o nesse local, impedindo que as necessidades sejam feitas na sua casa.

    Loading...
  2. Escolha a localização que você deseja que ele associe com o lugar para fazer as necessidades. Faça com que esse lugar seja de fácil acesso para ambos: você e o cachorro. Golden retrievers são muito inteligentes. Manter um lugar determinado ajudará o animal a usar seu senso olfativo e associar a área definida com o ato de urinar ou evacuar.

  3. Desenvolva uma rotina regular e frequente com o filhote. Especialmente os da raça em questão são animados e muito energéticos. Quando jovens, eles precisam urinar e evacuar frequentemente. Planeje intervalos para isso perto dos horários de alimentação, cada vez que saírem da casinha, logo depois de brincarem e depois de cochilarem e dormirem.

  4. Com uma coleira, leve seu filhote ao local pré-determinado para que faça suas necessidades. Esse é um importante passo que permite o controle e o foco da atenção dele na atividade. Não permita que o animal tenha livre acesso em sua casa, especialmente durante o treinamento.

  5. Desenvolva uma frase que o filhote associe com o ato de fazer as necessidades. Quando ele estiver se preparando, diga a sentença. Se ele se distrair com o ambiente, puxe a coleira levemente e repita a frase. Insista nesse processo até que o cão se alivie.

  6. Reconheça os comportamentos positivos. Goldens são ansiosos para ganhar elogios e atenção de seus donos. Recompense o animal com guloseimas e dê um apoio verbal alegre pelo bom comportamento. Isso ajudará o cachorro a associar a eliminação no local correto como algo positivo.

  7. Quando entrar em sua casa, coloque o animal dentro da casinha. Durante o treinamento, mantenha-o ali quando você não alimentá-lo ou brincar. Insistir em uma rotina rígida de refeições, brincadeiras, caminhadas e eliminações ajudará seu golden a se ajustar à nova casa, comportando-se adequadamente.

Loading...

Dicas

  • Comece o adestramento das necessidades quando o animal tiver dois meses de idade.
  • Inicialmente, espere levá-lo em intervalos frequentes.
  • Observe e tome nota dos comportamentos da "eliminação", como arranhar portas, rodear ou cheirar muito um espaço. Esses sinais servem como pistas de que o seu animal de estimação precisa se aliviar.

Aviso

  • Se você pegar o cachorro aliviando-se sozinho, faça um barulho para distrai-lo, de forma a ganhar sua atenção mas não assustar. Imediatamente, remova-o do local e leve-o ao espaço determinado.
  • Não recompense-o ou retire-o da coleira, até que ele tenha se aliviado.

O que você precisa

  • Casinha de cachorro
  • Local determinado para o animal fazer as suas necessidades
  • Coleira
  • Guloseimas

Referências

Loading ...
Loading ...