×
Loading ...

Cães: como cuidar de um filhote de boston terrier

Atualizado em 21 novembro, 2016

O boston terrier é uma raça amigável que, normalmente, gosta de pessoas. As crianças são as favoritas para esse cachorro brincalhão. O filhote parece um "pequeno cavalheiro" com o seu traje preto e branco. Essa raça se adapta bem em apartamentos. Ela requer algumas atenções especiais devido às suas características físicas, mas se o seu boston terrier possui um bom cuidado, espera-se uma expectativa de vida de até 15 anos.

Instruções

O boston terrier é bastante amigável e uma ótima escolha para crianças (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Tenha cuidado com os problemas de saúde que afetam os filhotes de boston terrier, incluindo hipotireoidismo, catarata e tumores na pele. Esses filhotes são suscetíveis, também, a problemas respiratórios, devido aos seus focinhos curtos.

    Loading...
  2. Faça uma abordagem firme, mas gentil, para adestrar as necessidades do filhote. Eles têm uma natureza levemente teimosa, o que às vezes dificulta o treinamento. O costume com a casinha, de um tamanho adequado, pode ser útil nessa fase.

  3. Exercite seu animal com caminhadas curtas. Essa raça não requer muita atividade física.

  4. Comece a socializar o filhote logo. Enquanto normalmente amigáveis, o macho pode ser, às vezes, territorial perto de outros cães.

  5. Remova quaisquer produtos que possam, acidentalmente, prejudicar os olhos do seu boston terrier. Essa raça possui olhos protuberantes e grandes, suscetíveis a machucados em arbustos, plantas e gramas altas. Os filhotes adoram brincar na grama, mas para essa raça isso pode ser problemático.

  6. Limpe os olhos com um pano macio e úmido, de forma a remover qualquer poeira e sujeira, além de prevenir infecções.

  7. Mantenha o filhote dentro de casa. Eles não toleram temperaturas extremas, seja de calor ou de frio.

  8. Esteja preparado para a possibilidade de flatulência. Alguns cães dessa raça são particularmente suscetíveis ao excesso de gás. A respiração bucal contribui para isso. Algumas vezes, a troca para uma ração que não contenha milho diminuirá esse problema.

  9. Cuide do filhote de boston terrier com escovadas semanais, de forma a remover os pelos que caíram. Um escova de cerdas funciona melhor. A lavagem mensal com shampoo é suficiente para essa raça, que possui necessidades mínimas de manutenção. Não higienize o filhote até que ele complete 3 meses de idade. Até esse momento, ele poderá ser limpo com um pano macio e úmido.

  10. Escove os dentes regularmente. A dentição dessa raça é amontoada, crescendo em ângulos estranhos, o que poderá prender partículas de comida, levando à doenças dentais. Faça com que o filhote se acostume com esse procedimento enquanto ainda for jovem, facilitando a tarefa quando crescer.

  11. Limpe as dobras da pele ao redor da face do animal com um pano úmido e macio, prevenindo acúmulo bacteriano nos tecidos.

  12. Mantenha o filhote de boston terrier em forma. Essa raça de focinho curto é conhecida pela dificuldade de respiração. O excesso de peso aumenta o problema. Comece com um regime saudável cedo, para evitar futuros problemas.

Loading...

Dicas

  • Mude para uma ração de baixo índice de gorduras, se o seu animal começar a ganhar peso conforme cresce.

Aviso

  • Não permita que o filhote se desgaste muito nas brincadeiras. Isso pode intensificar os problemas respiratórios.

O que você precisa

  • Pano macio
  • Ração canina
  • Escova de cerdas
  • Xampu canino
  • Escova de dente canina

Referências

Loading ...
Loading ...