×
Loading ...

Cães: como cuidar da higiene de um pit bull

Atualizado em 20 julho, 2017

Pit bull é um termo utilizado em referência a várias raças chamadas de ameaçadoras, como normalmente o American Pit bull terrier, o American Staffordshire terrier e o Staffordshire Bull terrier, além de algumas vezes o Buldogue americano e o Bull terrier. Essas raças compartilham características físicas, principalmente pelo peito robusto, rosto amável e pelos curtos e macios que são fáceis de cuidar. Mas lembre-se, higienizar e pentear os pelos são apenas uma parte do regime de tratamento de um Pit Bull. Olhos, orelhas, dentes e unhas também precisam de atenção.

Instruções

Cuidados regulares mantêm o Pit Bull saudável e bonito (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

    Escovação

  1. Coloque seu pit bull em uma mesa, balcão ou outra superfície elevada. Converse com alegria, para que ele saiba que uma experiência agradável está por vir.

    Loading...
  2. Antes de começar, deixe seu cão ver e cheirar a escova ou o instrumento anti-queda de pelos. Nunca assuste um cachorro por escová-lo abruptamente sem avisar.

  3. Penteie o seu animal, passando a escova no sentido do crescimento dos pelos. Escove vigorosamente, sem machucá-lo, para soltar a pelagem e a caspa, além de estimular a pele. Tenha uma atenção especial na área sensível da barriga. Tire o seu cão da mesa e ofereça uma guloseima.

    Banho

  1. Coloque o seu pit bull em uma banheira. Feche a porta do banheiro para que não tenha que perseguir um cão molhado e ensaboado por toda a casa.

  2. Molhe bem todo o pelo, utilizando o chuveirinho ou um copo plástico. Passe água na nuca, nos flancos, barriga e rabo, mas não nas orelhas. Caso isso aconteça, o cão se chacoalhará, encharcando você e tudo que estiver ao redor.

  3. Pingue o shampoo canino na pele e esfregue até fazer espuma. Enxágue segurando a cabeça para cima, para que o produto não caia nos olhos. Enxágue novamente. Resíduos de espuma deixarão a pele do animal irritada, por isso, certifique-se de ter retirado todo o sabão.

  4. Tire seu pit bull da banheira e seque-o com tolhas secas. Ofereça uma guloseima.

    Orelhas e Olhos

  1. Molhe uma toalha de rosto e lave a face do seu pit bull. Umedecer o rosto e orelhas é, geralmente, a parte mais desconfortável do banho para um cachorro. Seu pit bull agradecerá o tratamento fora da banheira.

  2. Incline a cabeça do animal para trás e coloque duas ou três gotas de colírio em cada olho. Qualquer produto vendido para humanos sem prescrição médica funcionará. Se preferir, pode-se utilizar lenços para olhos, disponíveis em qualquer pet shop.

  3. Segure a orelha do pit bull entre seu polegar e o dedo indicador, criando uma bolsa. Seja gentil. As orelhas caninas são sensíveis, especialmente as que foram cortadas, que é o caso de muitos cães dessa raça.

  4. Esguiche o lavador de orelhas no ouvido do animal. Geralmente, de 5 a 10 gotas serão suficientes. Segure a orelha e massageie gentilmente o canal auricular por 10 segundos. Solte a orelha e limpe-a com a bola de algodão. Repita com a outra.

    Dentes e dedos do pé

  1. Passe a pasta de dentes para cães na escova. Não use pasta humana.

  2. Levante as gengivas do animal, expondo os dentes.

  3. Escove-os com a escova, indo o mais profundo que conseguir na gengiva. Se o cão não estiver acostumado a esse tratamento e se queixar, enrole uma gaze de algodão ao redor do seu dedo, coloque um pouco de pasta nele e esfregue-o ao redor dos dentes e das gengivas.

  4. Pegue uma pata na sua mão e segure-a próxima de uma fonte luz. Se o seu cão tiver unhas claras, será possível identificar a veia ou o núcleo dela. Muitos pit bulls têm unhas pretas, por isso, tenha cuidado quando for cortá-las.

  5. Apare um pedacinho da unha, tomando cuidado para não cortar a veia, o que causará dor e sangramento. Continue fazendo pequenos cortes, até que elas estejam alinhadas com as almofadas das patas. Repita com as outras três patas. Ofereça outra guloseima.

Loading...

Dicas

  • Como todos os procedimentos, os cuidados ficarão mais fáceis se o seu pit bull se acostumar desde filhote. Muitos cães de pelo curto, como a raça em questão, não estão acostumados com higienizações frequentes. Se você apenas lava o seu cão quando ele fica com mau cheiro ou sujo, certifique-se de manter limpas suas unhas, orelhas e dentes. Um condicionador canino adicionará brilho e maciez à pelagem, mas seu uso é opcional.

Aviso

  • Se o seu animal passeia diariamente no concreto, talvez não seja necessário aparar as unhas. Todavia, examine-as com regularidade. Unhas compridas podem crescer para as almofadas, causando dor intensa e infecções. Uma higiene dental ruim pode levar a um número de complicações médicas, tanto nos cães como em pessoas. Escove os dentes do seu cão.

O que você precisa

  • Escova de cerdas curtas ou anti-queda de pelos
  • Shampoo para cães
  • Toalha de rosto
  • Colírio ou lenço para os olhos
  • Produto anti-bacteriano para lavar o ouvido
  • Bola de algodão
  • Cortador ou lixa de unhas
  • Escova de dentes para cães ou gaze de algodão

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...