Como calcular as calorias totais de uma dieta

Escrito por katarina fitzpatrick | Traduzido por ana carolina prado almeida
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como calcular as calorias totais de uma dieta
Frutas e legumes possuem baixas calorias (Noel Hendrickson/Digital Vision/Getty Images)

Caso esteja tentando perder, ganhar ou manter o seu peso, é importante calcular a sua ingestão calórica total diária. Recomenda-se que as calorias não sejam provenientes de mais de 20% a 35% de gordura (referência 2). Ao aprender a ler os rótulos nutricionais e seguir uma dieta saudável, calcular as calorias para o seu peso ideal será fácil e divertido.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Calculadora
  • Livro contendo informações sobre as calorias dos alimentos
  • Pequena balança de alimentos

Lista completaMinimizar

Instruções

    Como calcular as calorias totais da dieta de uma pessoa

  1. 1

    Calcule a quantidade de calorias de que o seu corpo precisa. Pode-se fazer isso visitando o site da American Heart Association, que tem uma ferramenta útil para calcular as suas necessidades calóricas diárias. Por exemplo, através dessa ferramenta, aconselha-se que uma mulher sedentária de 30 anos, 1,52 m de altura e 65 kg consuma 1990 calorias por dia para manter seu peso atual (referência 1).

  2. 2

    Elabore um plano de dieta com base na quantidade de calorias de que o seu corpo precisa. Pode-se escolher um plano baseado em três refeições por dia ou mais. Faça uma lista dos alimentos que deseja comer e encontre as calorias de cada alimento por porção nos rótulos nutricionais. Se estiver planejando comer um total de 1.800 calorias por dia, você poderá dividir essas calorias igualmente entre as refeições e lanches. Por exemplo, café da manhã, almoço e jantar, cada um poderá conter um total de 500 calorias, deixando uma cota de 300 calorias para lanches.

  3. 3

    Aprenda a ler os rótulos dos alimentos. Essa é uma parte vital para manter o controle das calorias na sua dieta. Na parte traseira da maioria das embalagens de produtos alimentares, haverá um rótulo nutricional indicando a quantidade de calorias por porção. Certifique-se de consumir apenas o tamanho da porção recomendada. Se quiser comer mais de uma porção, multiplique o número de porções pelo número de calorias.

  4. 4

    Compre uma balança para pesar os alimentos, como peixe ou frango, que normalmente não vêm com um rótulo nutricional. Visite o site fitday.com para ver uma lista de alimentos e suas calorias. Depois de aprender sobre as calorias por grama de um determinado alimento, multiplique esse número pela quantidade consumida para encontrar o número total de calorias que certo alimento possui.

Dicas & Advertências

  • Escolha alimentos saudáveis, como proteínas de baixo teor de gordura, cereais integrais, vegetais, frutas, legumes, laticínios com baixo teor de gordura e óleos saudáveis​​. Esses alimentos têm menos calorias, o que lhe permitirá consumir mais deles.
  • Não inicie uma nova dieta sem antes consultar o seu médico. Leve em consideração que o álcool e alguns tipos de café podem adicionar quantidades significativas de calorias a sua dieta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível