×
Loading ...

Como calcular a densidade das árvores

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A densidade das árvores dá aos silvicultores uma ideia do quão próximas elas estão crescendo em uma certa área. Esse valor sempre é expresso em árvores por hectare. A densidade da árvore não é um número exato de todas as árvores da região, mas serve como estimativa. Esse método de cálculo é chamado de ponto-quadrante e divide a área em quadrantes para obter uma amostra das árvores.

Instruções

A densidade das árvores pode determinar o número de árvores em uma área (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Estique uma corda ao longo da extensão da área a ser medida. Use uma trena para determinar o comprimento.

    Loading...
  2. Marque cinco pontos ao longo da linha.

  3. Coloque outra corda em um ângulo perpendicular à corda principal em cada ponto para criar quatro quadrantes em cada ponto.

  4. Permaneça no ponto e observe o quadrante à sua frente e à sua esquerda. Encontre a árvore mais próxima medindo 10 cm de espessura a 1,20 m do chão. Use o paquímetro para determinar a espessura da árvore e meça a distância em metros a partir do ponto de partida até essa árvore e anote. Repita esse método com três outras árvores nos outros quadrantes para aquele ponto. Repita o mesmo processo para os outros pontos criados na linha principal.

  5. Some as distâncias entre as quatro árvores e o ponto e divida-as por quatro para encontrar a distância média. Repita esse procedimento nos pontos restantes. Some essas distâncias médias em todos os cinco pontos e divida o resultado por cinco para encontrar a distância geral das árvores em metros.

  6. Multiplique a distância média em metros por ela mesma e encontre a área média que cada árvore ocupa.

  7. Divida 10.000 metros quadrados pela área média da árvore para determinar a densidade de árvores por hectare.

Loading...

O que você precisa

  • Trena
  • Corda
  • Paquímetro
Loading ...
Loading ...