Mais
×

Como calcular o erro relativo

Atualizado em 17 abril, 2017

Erro relativo é um número que compara quão incorreto um valor é quando comparado a um valor considerado correto. Ao contrário do erro absoluto, onde o erro possui a mesma grandeza do que está sendo calculado, o erro relativo é expressado como uma porcentagem e definido como a divisão do erro absoluto pelo valor correto. Continue lendo para saber como calcular o erro relativo.

Instruções

Calculando o erro relativo (folding ruler image by Scott McCarty from Fotolia.com)

    Instruções

  1. De início, uma medição precisa ser tomada: contar o dinheiro contido em um jarro de moedas, medir o tamanho de uma mesa, assim por diante. Depois de determinar o que precisa ser medido, uma ferramenta deve ser escolhida. Para contar moedas nenhuma ferramenta é necessária, mas para medidas de dimensão ou temperatura se faz necessário o uso de alguma ferramenta. Por exemplo, para medir o comprimento de uma folha de papel uma régua é utilizada. Essa medida mostra que o maior lado da folha possui 28,5 cm.

  2. Erro é a comparação entre o valor medido e o valor correto. Por exemplo, uma folha de papel possui dimensões de 21,59 cm por 27,94 cm. Desse modo, o maior lado da folha possui 27,94 cm

  3. Para calcular o erro absoluto, é tomada a diferença entre o valor medido e o valor correto. O exemplo continua a partir da determinação do erro absoluto de 6,53 mm na medição.

  4. O erro relativo é então calculado dividindo-se o erro aboluto pelo valor correto. Nesse exemplo, 0,635cm/27,94cm gera um erro relativo de ~0,0227cm

  5. Para converter em porcentagem, multiplique o valor obtido por 100. O erro relativo da medição, em porcentagem, é de 2,27%.

Dicas

  • Em um cálculo envolvendo muitas operações, calcular o erro relativo de cada operação identificará aquelas que podem ser melhoradas.

O que você precisa

  • Papel e caneta
  • Medições para calcular o erro
  • Ferramenta para fazer as medições
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article