×
Loading ...

Como calibrar um medidor higrômetro digital

Atualizado em 21 novembro, 2016

Os medidores digitais de umidificadores também são conhecidos como higrômetros. Um higrômetro é colocado dentro do umidificador, que é uma caixa de cedro forrada, para armazenar charutos. Ele mede a quantidade de umidade no interior da caixa. Esta medição é importante. Os charutos devem ser armazenados em um ambiente com uma umidade relativa de cerca de 72%. Antes de utilizar um novo higrômetro, ele deve ser calibrado para fornecer leituras mais precisas.

Instruções

Aprenda a calibrar um higrômetro digital (Salt image by lefebvre_jonathan from Fotolia.com)
  1. Despeje 1/4 de água destilada e meia xícara de sal em um recipiente pequeno ou uma tigela. O recipiente deve caber dentro de um segundo recipiente de plástico com a tampa fechada.

    Loading...
  2. Coloque o recipiente ou a tigela com a mistura de sal e água no centro do recipiente plástico.

  3. Coloque o higrômetro digital no recipiente plástico, próximo à tigela de água salgada. Posicione-o o mais próximo possível da água salgada para obter uma leitura precisa. Coloque a tampa sobre o recipiente firmemente.

  4. Deixe o recipiente por pelo menos oito horas em um ambiente com temperatura que permita que ele atinja uma umidade relativa de 75%.

  5. Abra a tampa e leia imediatamente o higrômetro. Caso leia 75%, ele está devidamente calibrado. Caso a leitura não seja de 75%, ajuste o medidor seguindo as recomendações do fabricante. Por exemplo, caso ele tenha uma leitura de 70%, ajuste-o 5% para cima, a fim de calibrar.

Loading...

Dicas

  • Caso o higrômetro não permita ajuste, anote a leitura no momento em que a tampa for removida. Adicione ou subtraia o quanto for necessário para atingir 75%, para leituras futuras.

O que você precisa

  • Meia xícara de sal
  • Meia xícara de água destilada
  • Higrômetro digital
  • Recipiente de armazenamento de plástico
Loading ...
Loading ...