O que é uma camisa piquê?

Escrito por kayla layne crawford | Traduzido por lucas de barros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é uma camisa piquê?
Uma camisas polo é um exemplo de peça que utiliza a técnica de tricô piquet (polo tshirt blue image by Danuta Kania from Fotolia.com)

Piquê é uma técnica de tricô que utiliza fios de algodão contendo finas nervuras. Embora a textura deste tecido seja muito suave, você pode sentir as nervuras ao longo da peça. Olhando de perto você pode ver as listras firmemente levantadas, que dão uma aparência de 'waffle' às peças. É um tecido leve e perfeito para o estilo esportivo. Uma camisa piquê pode variar de formal à informal, dependendo do seu estilo ou corte. No entanto, a mais conhecida é a camisa polo (em inglês também é chamada de "tennis shirt"). Esse tipo de camisa pode ser encontrada na moda masculina, feminina e infantil.

Outras pessoas estão lendo

Polo piquê

A camisa polo é o item mais conhecido do vestuário, utilizando o método piquê. É uma camisa em forma de T com colarinho e plaquê com dois a três botões. No entanto, alguns modelos concebidos para as mulheres têm um plaquê mais comprido, com mais botões. Ela é uma peça durável, de fácil transpiração, além de ser suave, perfeita para atividades esportivas. As polos piquê são, tradicionalmente, de manga curta, porém as de manga longa e de 3/4 de manga são comuns também. Um bolso no peito pode ser anexado à camisa, mas mais comumente é bordado um logotipo nessa área, para representar a marca ou o estilista.

História da polo piquê

A primeira polo piquê a ser produzida em massa foi criada pelo campeão de tênis francês, René Lacoste, na década de 1920, após a utilização de trajes para tênis que não eram confortáveis. Em 1927, Lacoste costurou um pequeno logotipo de crocodilo no peito esquerdo da camisa. Depois de se aposentar do tênis em 1933, Lacoste se juntou a Andre Gillier para comercializar suas camisas de tênis, com o logotipo do crocodilo bem conhecido na Europa e na América do Norte. O termo "polo" remonta ao final dos anos 1800, no Hurlingham Club, em Buenos Aires. Estas camisas eram um pouco diferentes das camisas da Lacoste, mas o nome "polo" tornou-se substituível por camisa de tênis.

Vestindo a polo piquê

Por causa de seu toque suave e algodão facilmente transpirante, a polo piquê é perfeita para usar durante atividades esportivas como tênis, polo e golf. No entanto, ela pode ser usada fora de seus locais tradicionais. Elas podem ser uma alternativa mais casual às camisas oxford. Os modelos concebidos para as mulheres tendem a ser mais ajustados e encontram-se em uma maior variedade de cortes, que não são encontradas em modelos para homens, incluindo as de meia manga, sem mangas, ou vestidos de polo. Também é comum usar outras peças sobre elas, porque elas são leves. Pode-se combinar uma polo com outra de uma cor correspondente ou, até mesmo, cobri-la com um suéter. Virar a gola da camisa para cima é outra escolha pessoal ao vesti-la. Rene Lacoste criou a gola com essa finalidade, de modo a proteger o pescoço de um jogador de tênis dos raios solares.

Outros estilos de polo piquê

Existem outros estilos de camisas que usam o método piquê de tricô, incluindo as sociais ou oxford. As camisas oxford em piquê tendem a ser mais formais, porque o material fica mais engomado do que a fabricação regular, criando um tecido mais rígido, de aparência mais limpa. Outros fabricantes têm camisas que não se assemelham às oxfords ou às polos, mas são feitas com o mesmo material.

Preço da camisa piquet

As variação de preço das camisas piquê geralmente depende de uma série de fatores, tais como a marca, estilo ou se ela é feita para crianças ou adultos. A famosa camisa polo da Lacoste, para homens, está na faixa de 150 a 300 reais. As camisas polo da Ralph Lauren estão na mesma faixa de preço; já as camisas sociais piquê podem ser encontradas a partir de 100 reais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível