×
Loading ...

Como se candidatar a uma vaga interna

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Para vagas internas, a maioria das empresas impõe os mesmos critérios usados em candidaturas externas. Isso pode incluir o envio de uma carta de apresentação e de um currículo, além de uma entrevista com a pessoa responsável pelo cargo.

Instruções

Estando dentro da empresa, você talvez saiba melhor o que ela espera dos candidatos (joingate/iStock/Getty Images)

    Candidatando-se a uma vaga interna

  1. Prepare uma carta de apresentação e um currículo profissionais. Ao prepará-los, destaque suas qualificações e contribuições para a empresa. Isso pode incluir seu envolvimento com comitês e sua participação em determinados projetos. Enfatize também os esforços fora de seu escopo profissional que agregaram valor ao seu departamento.

    Loading...
  2. Envie a carta e o currículo ao departamento adequado. É importante seguir os procedimentos definidos pela sua empresa para as vagas internas. A maioria das empresas divulga um documento de procedimentos em seu site. Se você tiver outras perguntas, contate um funcionário da área de recursos humanos para garantir que os procedimentos adequados sejam seguidos.

  3. Fale com seu atual supervisor sobre seu interesse na vaga. Além de ser respeitoso pedir aprovação, isso também ajudará seu chefe a se preparar caso tenha que encontrar alguém para ocupar sua posição. Talvez ele ainda possa ajudá-lo com uma carta de recomendação.

  4. Faça a entrevista com o gerente responsável ou com um representante da área de recursos humanos. Vista-se de maneira profissional, mesmo se você trabalhar em um ambiente casual. Na maioria dos casos, os empregadores realizarão uma entrevista por educação com todos os candidatos internos. Se você acredita que suas qualificações não são suficientes para a vaga interna, pesquise opções de treinamento e crie metas e prazos para se qualificar. Fale dessas alternativas para a pessoa responsável pela contratação para mostrar seu interesse em aprender sobre o trabalho.

  5. Envie uma carta ou e-mail agradecendo o gerente responsável por seu tempo. Em sua carta, destaque seus objetivos, qualificações e o interesse pela posição.

Loading...

Dicas

  • A promoção de um funcionário ajuda a estimular o crescimento da empresa e a manter bons profissionais. A preparação e o entusiasmo ao se candidatar a uma vaga interna podem ajudá-lo a ganhar o respeito de seu empregador por seu profissionalismo.

O que você precisa

  • Carta de apresentação profissional
  • Currículo profissional
  • Trajes adequados para a entrevista

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...