O cansaço contínuo é sintoma de quê?

Escrito por melody hughes | Traduzido por monique monteiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Estar sempre cansado pode ser um sintoma de centenas de doenças diferentes. Algumas pessoas podem estar cansadas devido ao stress, longas horas de trabalho ou quantidades insuficientes de sono longo. No entanto, estar sempre cansado também pode ser indicativo de uma doença ou de graves condições médicas. Algumas causas comuns de cansaço incluem distúrbios do sono, hipotireoidismo, anemia, síndrome de fadiga crônica, diabetes e depressão.

Outras pessoas estão lendo

Distúrbios do sono

Você pode ficar extremamente cansado caso tenha um distúrbio do sono. A insônia é a incapacidade de dormir ou de permanecer dormindo. Ela pode ser tratada com medicamentos e com rotinas melhores de sono. Outro distúrbio do sono que muitas vezes leva à sonolência diurna é a apneia do sono. Ela é uma condição que ocorre quando a respiração para momentaneamente durante as horas de sono. Se você estiver muito cansado e também ronca alto à noite, deverá conversar com seu médico sobre a apneia do sono. Outros distúrbios do sono que levam ao cansaço são a síndrome das pernas inquietas e a narcolepsia. A síndrome é caracterizada por movimentos involuntários das pernas durante à noite, e a narcolepsia é uma doença que provoca sonolência diurna extrema e imprevisível cochilo enquanto estiver acordado.

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo é uma condição que ocorre quando a tireoide é incapaz de produzir quantidades adequadas de hormônios necessários para regular os processos metabólicos no corpo. Os sintomas incluem fadiga, constipação, pele pálida ou seca, rouquidão, níveis elevados de colesterol, dores musculares e articulares, unhas quebradiças, cabelos quebradiços e depressão. O hipotireoidismo é facilmente controlado com medicação.

Anemia

A anemia é uma condição que ocorre quando o corpo não tem ferro suficiente para produzir quantidades adequadas de hemoglobina. A hemoglobina permite que as células vermelhas do sangue transportem oxigênio pelo corpo. Os principais sintomas da anemia são cansaço, fraqueza e cor pálida de pele. Outros possíveis sintomas são dor de cabeça, tontura, falta de ar, irritabilidade, dor na língua, arritmias cardíacas e pés e mãos frios .

Síndrome da fadiga crônica

A síndrome da fadiga crônica é uma doença misteriosa que pode ou não ter uma causa identificável. Além de fadiga severa, a síndrome da fadiga crônica pode causar perda de memória, dificuldades de concentração, dor de garganta, aumento dos gânglios linfáticos, dor nas articulações e dores de cabeça. Se você tem essa síndrome, também poderá sentir dor no peito, dor abdominal, inchaço, alergias, tosse, tonturas, boca seca, dores de ouvido, dor na mandíbula, náusea, suores noturnos, irritabilidade, falta de ar e visão embaçada. A síndrome da fadiga crônica geralmente ocorre junto com fibromialgia, que é uma outra desordem caracterizada pelo cansaço.

Diabetes

A diabetes é uma doença grave que ocorre tanto quando o corpo não é capaz de produzir quantidades adequadas de insulina, quanto quando o corpo torna-se resistente à insulina. A insulina é necessária para controlar os níveis de glucose presente no sangue. Os sintomas da diabetes incluem cansaço, fome, sede, aumento da frequência urinária, visão embaçada, perda de peso e infecções regulares. A diabetes precisa ser monitorada e gerenciada de forma diligente para evitar complicações graves.

Depressão

O cansaço ou fadiga pode às vezes ser o resultado de um problema psicológico, como a depressão. Se você tem depressão, poderá ter problemas para dormir e a fadiga. Outros de seus sintomas incluem tristeza prolongada, falta de esperança, desinteresse na vida diária, dificuldade de concentração, agitação, irritabilidade, dor nas costas e dores de cabeça. A depressão pode ser tratada com medicamentos e terapia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível