×
Loading ...

Que picadas de insetos causam bolhas?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Muitos insetos causam bolhas na pele, mas muitas delas são tão minúsculas que você sente apenas pequenos choques. No entanto, alguns insetos e aranhas produzem bolhas distintas e muitas vezes muito grandes. Nos Estados Unidos, as picadas da aranha-marrom, da aranha-amarela e das formigas-lava-pés causam bolhas características. A manipulação de besouros também provoca erupções na pele. As mordidas desses insetos e aracnídeos não causam a morte, exceto nos casos em que a pessoa é hipersensível e desenvolve uma reação alérgica grave ao veneno ou toxina.

O corpo de um besouro contém a toxina cantaridina (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Aranha-marrom

A aranha-marrom (Loxosceles reclusa), é encontrada por toda America do Norte e Latina. É possível identificar a aranha pela marca de um violino escuro em suas costas. Ela mede menos de 3 cm de comprimento. A aranha gosta de locais calmos, no interior e no exterior da casa. Ela não é agressiva, mas pica se for perturbada. Quando isso acontece, você pode não sentir a picada, mas depois de duas a oito horas, uma pequena bolha aparecerá, cercada por uma área inchada vermelha, que pode tornar-se cinza-azulada e ampliar-se em quase 7 cm. A picada de uma aranha-marrom pode levar um longo tempo para sarar.

Loading...

Aranha-amarela

A aranha-amarela (Cheiracanthium mildei) vive fora e dentro das casas, representando a maioria das picadas, mas muitas vezes elas são diagnosticadas pelos médicos como picadas da aranha-marrom. Elas são pequenas, de 3 a 9 mm de comprimento, com um corpo amarelo ou bege claro. Estas aranhas costumam esconder-se durante o dia e sair à noite. Elas picam quando ficam presas entre a pele humana e as roupas ou lençóis. As pessoas muitas vezes são picadas quando estão trabalhando no jardim. A picada é normalmente dolorosa e uma bolha irá desenvolver-se entre uma a dez horas mais tarde. A bolha e a vermelhidão geralmente são menos graves que a produzida pela aranha-marrom.

Formigas-lava-pés

As formigas-lava-pés são insetos castanho-avermelhados de 3 a 6 mm. As formigas-lava-pés (Rainhas de Solenopsis sp.) constroem grandes formigueiros em áreas ensolaradas de campos e jardins. Elas atacam quando entram em contato com pessoas ou animais, mordendo a pele repetidamente. A picada é muito dolorosa e coça antes de formar bolhas. Embora as mortes produzidas pelas lava-pés sejam raras, algumas pessoas são alérgicas ao veneno delas.

Meloidae

Os besouros, ou escaravelhos Meloidae (Hycleus lugens), medem menos de 1 cm. Eles têm um corpo estreito, que pode ser preto, cinza, metálico ou listrado. Eles costumam sair em grupos e alimentam-se de plantas ornamentais, legumes e alfafa. Os corpos destes escaravelhos contêm uma toxina, a cantaridina, que causa as bolhas na pele. Use luvas ao manusear estes insetos vivos ou mortos. Os cavalos ficam muito doentes e podem morrer ao comer alimentos contaminados com estes besouros mortos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...