Cães: como reconhecer e tratar a parafimose

A parafimose afeta certos processos corporais, como a urinação. Por isso, busque uma atenção veterinária imediata

Image Source/Photodisc/Getty Images

A parafimose é uma condição que ocorre em cães machos e impede que o pênis se retraia adequadamente. Esse problema de saúde afeta cachorros de todas as raças e idades. Já que a doença interfere na urinação, é importante procurar por cuidados o mais cedo possível.

Step 1

Avalie os sinais da parafimose no seu animal. Dentre os sintomas, estão a dificuldade de urinar e o desconforto na área afetada. Você também pode notar que o cão, algumas vezes, deixará o líquido pingar.

Step 2

Entre em contato com o veterinário para uma consulta imediata. Essa condição traz muito desconforto ao animal, dessa forma, o pronto atendimento é importante. Mantenha o cão calmo durante o caminho ao médico, falando num tom de voz calmo e permanecendo relaxado. Os cachorros são intuitivos e podem sentir suas emoções.

Step 3

Trabalhe junto com o veterinário, criando um programa de tratamento. O profissional deve encharcar a área afetada com água gelada e remover quaisquer obstruções. Isso deve fazer com que o pênis volte à sua posição normal. Um sedativo pode ser administrado, ajudando a tranquilizar o animal.

Step 4

Observe o cachorro de perto. De volta em casa, monitore a região afetada diariamente. Quaisquer mudanças, incluindo vermelhidão e inchaço, devem ser reportadas ao veterinário.

Step 5

Estimule o relaxamento do cão. A parafimose pode ser estressante ao animal. Mova sua casinha (ou cama) para um local quieto e estimule, o máximo possível, o descanso.

eHow Brasil
×