Características da jiboia-constritora

Escrito por clara maxwell | Traduzido por elisa lacerda de freitas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Características da jiboia-constritora
Jiboia-constritora (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)

Os répteis são animais vertebrados de sangue frio que pertencem à classe Reptilia, na qual estão incluídas cobras, tartarugas, lagartos, jacarés, crocodilos e também criaturas extintas como dinossauros e pterossauros. As cobras compõem, aproximadamente, 3.000 das 7.500 espécies de répteis. As jiboias-constritoras são cobras grandes nativas das Américas que podem crescer até 4 metros de comprimento e viver cerca de 20 anos em estado selvagem. Seu habitat natural varia de florestas tropicais a campinas, a áreas semidesérticas em toda a América do Sul e América Central, estendendo-se até o norte, no México.

Outras pessoas estão lendo

Características físicas

De acordo com o site do Museu de Zoologia de Diversidade Animal da Universidade de Michigan, as jiboias-constritoras possuem cores que variam de creme a marrom com manchas geométricas escuras. Seus padrões de cores distintos agem como uma camuflagem eficaz, tornando-as extremamente difíceis de serem vistas em ambiente natural. As jiboias jovens tendem a ter cores mais brilhantes.

Reprodução

A gestação dura de cinco a oito meses. Uma ninhada de tamanho médio é de 25 filhotes, embora haja registros de pelo menos uma ninhada de 60. Diferentemente da maioria dos répteis, incluindo muitas outras cobras, as jiboias-constritoras são ovovivíparas. Os filhotes, que parecem miniaturas dos adultos, são deixados sozinhos alguns minutos logo após o nascimento para sobreviver por contra própria.

Dieta

A jiboias se alimentam principalmente de aves e mamíferos pequenos ou médios. De acordo com o Smithsonian Institute National Zoo, um de seus alimentos preferidos é o morcego, que é capturado em pleno vôo por uma jiboia à espreita. Ela mata suas presas envolvendo-as e estrangulando-as até que sufoquem. Em seguida, ela engole o animal inteiro, que leva até seis dias para ser digerido.

Comportamento

As jiboias são de hábitos noturnos ou crepusculares (ativas ao amanhecer e ao anoitecer). São animais solitários que possuem grandes territórios. Às vezes, os machos viajam longas distâncias em busca de uma parceira. Tal como outras cobras, as jiboias trocam de pele para que possam crescer. Elas têm uma boa visão, um excelente olfato e podem sentir vibrações através de suas mandíbulas.

Jiboias como animais de estimação

Em alguns lugares dos Estados Unidos, as jiboias são animais de estimação populares. Infelizmente, o fato de elas ficarem muito grandes quando adultas leva muitos proprietários a soltá-las. Na Flórida, as jiboias de estimação abandonadas se reproduziram e se multiplicaram, colocando em risco os animais nativos e, possivelmente, ameaçando pessoas. De acordo com um relatório da Universidade da Flórida, soltar animais de estimação exóticos, incluindo jiboias, é ilegal e punível com uma multa de mil dólares e até um ano de cadeia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível