Conhecimento

Características da motricidade fina

Escrito por sam grover | Traduzido por rosangela gandini
Características da motricidade fina

Colocar linha em uma agulha faz parte da motricidade fina

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

A motricidade fina descreve a habilidade de mover os músculos em movimentos controlados e refinados. Ela se difere da motricidade global. Um exemplo de motricidade global seria carregar uma caixa, pular e andar. A motricidade fina inclui a habilidade de amarrar um sapato, colocar linha em uma agulha e digitar.

Outras pessoas estão lendo

Coordenação de mãos e olhos

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Uma característica da motricidade fina é a habilidade de coordenar nossos movimentos com o que vemos. Isso é importante porque permite a conexão com o mundo ao nosso redor através de uma ação. Mover uma caneta, traçar ou outras aptidões que envolvam criar um produto visual com motricidade fina são todas dependentes da coordenação das mãos e dos olhos.

Agarrar

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Segurar objetos é outra habilidade chave que é inerente na motricidade fina. Os bebês geralmente adquirem essa aptidão na infância e desenvolvem-na mais tarde , quando tornam-se maiores. O que começa com a habilidade de agarrar um bloco ou um brinquedo gradualmente torna-se a habilidade para segurar uma caneta ou itens menores e mais complexos. Essas aptidões traduzem a coordenação mãos-olhos e a capacidade de mover objetos de uma forma controlada sobre distâncias pequenas. Agarrar é também uma questão de força. Requer-se um grau de força motora fina para segurar objetos com uma mão, uma vez que cada dedo precisa ser colocado de modo ligeiramente diferente e ter uma ligeira diferença de pressão exercida neles.

Manipulação

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Manipular objetos é uma habilidade motora fina que envolve mover e geralmente usar objetos e não só apenas segurá-los. É a próxima progressão lógica de agarrar; não se pode mover um objeto de um modo controlado sem ser capaz de segurá-lo primeiro. Escrever é o melhor exemplo de manipulação de motricidade fina. De fato, escrever com elegância resume a maioria das características da motricidade fina, uma vez que requer um controle específico, coordenação mãos-olhos para manter as letras alinhadas e a habilidade da manipulação de moldar cada letra corretamente.

Isolamento

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Outra característica da motricidade fina é a capacidade de isolar os movimentos. Se uma pessoa pode pegar objetos movendo todos os dedos ao mesmo tempo, possui algumas habilidades motoras finas, mas não tem desenvolvido altamente a motricidade fina. Níveis elevados de motricidade fina incluem a habilidade de tocar piano, com dedos diferentes em cada tecla, isolando o movimento de cada músculo o tanto quanto possível. Esse é um componente chave da motricidade fina porque permite movimentos extremamente específicos e refinados.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media