Características de um nódulo de câncer de mama

Escrito por jessica anne elizabeth | Traduzido por juliana ferreira dos anjos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

Um nódulo de mama pode ter diferentes características e, muitas vezes, pode ser difícil para uma pessoa descrever seu tamanho e suas características com clareza. Ter uma ideia com o que compará-lo pode ajudar. Nenhuma das características de um nódulo de mama pode ser suficiente para considerá-lo maligno ou benigno. Somente um procedimento diagnóstico pode determinar isto.

Outras pessoas estão lendo

Sensação

Um nódulo de mama tanto pode ser duro quanto macio. Se for duro, vai assemelhar-se a uma pedra, uma bola de gude ou outro objeto maciço. Um nódulo de mama macio pode ser comparado à textura de uma gelatina ou uma esponja. Um nódulo que assemelha-se a uma esponja pode causar a sensação de um líquido deslocando-se, enquanto um que se pareça com uma gelatina dá a sensação de, após ser pressionado, retornar ao formato original. Um nódulo de mama macio pode ser mais difícil de ser tocado se estiver em pé, então, é aconselhável que esteja deitada para senti-lo melhor.

Tamanho

Categorizar um nódulo de mama como sendo grande ou pequeno permite muitas generalidades. Compará-los com objetos comuns, entretanto, pode ajudar a determinar, aproximadamente, a dimensão deste nódulo. Um ervilha inglesa congelada é um bom objeto de comparação de tamanho para nódulos considerados pequenos. Uma bola de gude comum, que não seja aquela utilizada para o tiro, pode ser usada para um comparação com nódulos um pouco maiores. Uma bola de bugalha pode ser considerada para uma próxima categoria de tamanhos. Um nódulo que for maior que uma bola de bugalha será mais visível, apesar de estar sob a pele da mama, e será considerado muito grande. A partir daí, o tamanho do nódulo deverá ser descrito ao profissional de saúde como sendo do tamanho ou maior do que uma bola de pingue-pongue.

Dor

A dor pode estar presente ou não quando se tem um nódulo na mama, independente do tamanho. A área ao redor do nódulo pode estar machucada e provocar dores constantes ou pode haver dor somente quando o nódulo, ou a área ao redor dele, forem tocados.

Movimento

Um nódulo de mama pode ficar parado, especialmente se ele for duro, ou pode parecer que muda de posição, se for macio. Um nódulo duro não irá se movimentar se você levantar seus braços e coloca-los atrás da cabeça ou se você se deitar e se movimentar de um lado para o outro. Já um nódulo macio parece se movimentar para cima e para baixo quando você faz os mesmos movimentos anteriores com os braços e com o corpo.

Localização

Os nódulos de mama podem ser encontrados em qualquer lugar do seio. Isto inclui a área em baixo das axilas e a área onde as nervuras podem ser sentidas abaixo da mama. Não se pode pensar que este nódulo aparecerá sempre, exatamente, na mama em si.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível