As características do período da Renascença

Escrito por marlee elkins | Traduzido por rafael reis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
As características do período da Renascença
A renascença se refere ao renascimento do humanismo durante os séculos XIV, XV, e XVI na Europa (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

A palavra "Renaissance" é a palavra francesa para "renascimento." A renascença se refere ao renascimento do humanismo durante os séculos XIV, XV, e XVI na Europa. Além disto, este foi um tempo de novos descobrimentos nas áreas das belas artes, da música, da literatura, da filosofia, da ciência e tecnologia, arquitetura, religião e espiritualidade.

Outras pessoas estão lendo

Belas artes

Escultores como Donatello e mais tarde Michelangelo voltaram às antigas técnicas como o contrastado, e os assuntos clássicos como o nu sem suporte. Os pintores começaram a utilizar métodos do realismo melhorando habilidades de perspectiva tridimensional. Eles começaram a se afastar dos temas religiosos e a focar mais nas pessoas e nas paisagens. Leonardo Da Vinci, Raphael e Michelangelo Buonarroti foram alguns dos pintores mais proeminentes da Renascença.

As características do período da Renascença
Renascença (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Literatura

No início da Renascença, particularmente na Itália, os escritores focaram na maior parte em traduzir e estudar os trabalhos clássicos Latinos e Gregos. Muitos escritores tentaram adotar os estilos de escritores antigos como Aristóteles e Homer e aplica-los em seus próprios trabalhos. A literatura da Renascença focava grandemente na religião, na antiguidade clássica, nos estudos e na politica. Os sonetos também se tornaram um estilo popular de poesia. Alguns dos escritores mais famosos da Renascença foram William Shakespare, Giovanni Boccaccio e Christopher Marlowe.

As características do período da Renascença
Renascença (Comstock/Comstock/Getty Images)

Ciência e tecnologia

A tecnologia inovadora da Renascença começou com a reinvenção da mídia impressa de Johann Gutenberg nos anos 50. Algumas das outras invenções significantes durante este período foram o cachimbo de ferro fundido, o relógio portátil, o rifle, a arma de fogo, a chave de fenda e a chave de boca. O físico, astrônomo, e filósofo Galileo Galilei melhorou o telescópio e fez observações astronômicas importantes. Nicolau Copérnico também descobriu que o Sol parecia estar no centro do universo. Cristóvão Colombo se tornou o primeiro explorador a viajar através do Oceano Atlântico até a América do Norte.

As características do período da Renascença
Renascença (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Religião e espiritualidade

Durante a Renascença, Martinho Lutero começou a Reforma Protestante na Alemanha. Lutero estava incomodado com a venda de indulgências por parte da Igreja Católica Romana, e pregou as Noventa e Cinco Teses na porta da Igreja de Wittenberg em 1517. Foi ainda nessa época que o Papa Paulo III criou o Concílio de Trento. Novas denominações como a Igreja da Inglaterra e a Ordem do Padres Jesuítas Católicos Romanos se originaram na Renascença.

As características do período da Renascença
Novas denominações como a Igreja da Inglaterra e a Ordem do Padres Jesuítas Católicos Romanos se originaram na Renascença (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Lazer

Os torneios eram esportes populares durante a era da Renascença. Este tipo de esporte consistia de dois cavaleiros em seus cavalos tentando derrubar o outro de cima o animal. O teatro também era popular durante a Renascença. Já que o teatro antigo tinha focado muitas vezes em peças de lição de moral, a comédia se tornou um gênero bastante popular nessa época. Um dos mais conhecidos poetas e escritores da Renascença, Willia Shakespeare escreveu dúzias de peças e mais de 150 sonetos antes de sua morte em 1616.

As características do período da Renascença
Renascença (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível