Características das tintas de caneta

Escrito por rochelle leggett | Traduzido por érika reis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Características das tintas de caneta
A tinta da caneta geralmente é muito espessa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Todas as tintas têm os mesmos tipos básicos de ingredientes. No entanto, os ingredientes exatos alterarão as características de cada uma delas, alterando sua finalidade. As tintas de canetas, da mesma forma, têm características diferentes, dependendo a que tipo de caneta ela se destina. Por exemplo, a tinta que é muito espessa pode entupir algumas canetas, tornando-as inúteis. O tipo de tinta que uma caneta tem depende da sua finalidade.

Outras pessoas estão lendo

Composição da tinta

Todas as tintas têm a mesma composição básica: um corante que está suspenso ou dissolvido em um líquido de algum tipo. Corantes podem ser pigmentos ou tinturas, e a diferença entre eles é o tamanho da partícula. Os pigmentos têm partículas muito maiores do que as tinturas. Pigmentos e tinturas também requerem solventes ou líquidos diferentes. Tinturas são tipicamente dissolvidas em água ou substâncias solúveis em água, enquanto os pigmentos são, geralmente, suspensos em óleos ou destilados de petróleo. Algumas tintas têm uma mistura de tinturas e pigmentos. Embora uma tinta básica apenas necessite de dois componentes, a maioria delas contêm aditivos que dão qualidades adicionais, tais como agentes tamponadores para controlar o pH, ou fungicidas para evitar o crescimento de fungos.

Canetas de desenho

Tintas para desenho são normalmente à base de água e contêm tinturas. Elas geralmente requerem uma caneta de imersão, que é uma caneta muito básica com um bico que é mergulhado na tinta. As tintas para desenho necessitam ser ralas, a fim de não entupir o bico, e podem ser ainda mais diluídas com água (o que é uma qualidade desejável para um artista que quer controlar a opacidade da tinta). Muitas vezes, elas contêm goma-laca. Um problema com tintas que contêm tinturas é que elas tendem a desaparecer rapidamente. As tintas modernas de desenho podem ou não ser apagáveis. Tintas para redação e caligrafia muitas vezes têm características semelhantes às tintas de desenho.

Canetas tinteiro

Canetas tinteiro têm uma ponta como uma caneta comum, mas são diferentes na medida em que contêm um cartucho com uma pequena quantidade de tinta. Isso significa que a capacidade da tinta de fluir para fora do cartucho de forma suave e não obstruir o bico é a característica mais importante. Devido a isso, as tintas de caneta-tinteiro são à base de água e contêm tinturas como o pigmento. Tintas à base de água são mais ralas e entopem instrumentos de escrita com menor frequência do que outros tipos de tinta. As tintas de caneta-tinteiro também contêm um agente tensioativo, o que ajuda a controlar seu fluxo de tinta.

Canetas esferográficas

Canetas esferográficas contêm tinta em um cartucho, como uma caneta tinteiro. Mas em vez de uma ponta, elas têm uma pequena bola que rola a tinta no papel. Elas são diferentes das outras canetas, já que usam tipicamente um solvente à base de petróleo ou não são solúveis em água, e utilizam um pigmento. A espessura da tinta da caneta esferográfica é a característica mais importante. Tinta muito rala, à base de água, fluirá da caneta muito rapidamente e fará uma bagunça. Tinta muito espessa obstruirá a bola na ponta da caneta. A tinta da caneta esferográfica tende a ser muito pastosa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível