Caráter e ética nos esportes

Escrito por nina dubois | Traduzido por guilherme rocha
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Caráter e ética nos esportes
Atletas devem saber comemorar suas próprias conquistas sem desprestigiar a competição (Ezra Shaw/Digital Vision/Getty Images)

Desde os mais simples envolvendo materiais limitados até os mais modernos praticados em estádios na frente de milhões de pessoas, os esportes têm sido uma fonte de entretenimento por séculos. Embora as regras e os equipamentos variem entre um e outro, eles envolvem o uso de habilidade e talento quando se trata de competições entre equipes ou indivíduos. A competitividade pode ser o que atrai os torcedores, mas também pode ser uma fonte de conflito e pode influenciar as decisões morais dos atletas envolvidos.

Outras pessoas estão lendo

Desonestidade

A desonestidade é um grande problema quando se fala em caráter e ética nos esportes. Os atletas podem ser desonestos para ganhar mais dinheiro ou renome, ou simplesmente devido a um grande senso de competitividade aliado a um medo de que a competição pode ser difícil demais de se ganhar honestamente. A desonestidade traz diversos problemas. Além de produzir resultados injustos, ela também acaba com o verdadeiro espírito competitivo dos esportes. Por este motivo, alegações de desonestidade são levadas muito a sério nos esportes. Para impedir que isto aconteça, os esportes geralmente têm um árbitro ou outro representante que acompanham o comportamento do atleta e que podem julgar os acontecimentos de maneira objetiva.

Ter espírito esportivo

Sempre se pede aos atletas que tenham espírito esportivo na hora de competir. Mais exatamente, "ter espírito esportivo" envolve ser um vencedor agradável e evitar o mau humor quando se perde. Atletas não devem se vangloriar ou reclamar em excesso ao fim de uma competição. Por este motivo, os atletas aprendem o valor de ter espírito esportivo quando são jovens. Treinadores e pais de jovens atletas devem ensinar a eles a importância de se ser justo, humilde e agradável. Quando estes princípios são respeitados, o esporte passa a ser não só uma fonte de entretenimento, mas também uma oportunidade para se construir o caráter de uma pessoa.

Uso de drogas e suplementos

O doping - uso de drogas ou suplementos ilegais - é outro assunto ético que afeta os esportes modernos. Estas drogas para aumento de desempenho permitem aos atletas melhorarem sua força e resistência, dando a eles uma vantagem injusta, e possivelmente colocando sua saúde em risco. Atletas que são acusados de doping podem ver suas reputações desabarem, e nos casos piores, quando há a prova do uso de drogas, estes atletas podem perder títulos ou prêmios conquistados anteriormente. Suspeitas de doping estão mais presentes nos esportes que envolvem velocidade, força ou resistência, como atletismo, beisebol ou ciclismo, mas podem estar presentes em quase todos os esportes. Ligas de esportes profissionais criaram regras e protocolos para combater o doping.

Exemplos

Por serem considerados pessoas públicas e geralmente conquistarem o respeito e admiração de jovens, os atletas podem ser vistos como modelos. A vantagem de tê-los como modelos é que eles podem promover a vida saudável, o exercício e o trabalho duro. No entanto, atletas também podem influenciar jovens fãs de maneira negativa. Quando jovens atletas veem seus ídolos envolvidos em comportamento ilegal ou imoral, eles podem acabar se comportando da mesma maneira. Por isso é essencial para atletas profissionais ou de alto rendimento tomarem as decisões morais corretas dentro ou fora da quadra ou do campo.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível