Casamento e divórcio de idosos

Escrito por kay bosworth | Traduzido por luana santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Casamento e divórcio de idosos
Nunca é tarde para amar (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

As pessoas nunca são velhas demais para o casamento - ou o divórcio. Idosos estão divorciando-se em números recordes, buscando oportunidades de começar uma nova vida. Por outro lado, pessoas de todas as idades estão tirando proveito de serviços de namoro on-line para encontrar possíveis companheiras. A mobilidade também permite que se mudem para novos ambientes, como casas de repouso onde o romance pode florescer.

Outras pessoas estão lendo

Razões para casar

Nem todos os solteiros são solitários. Alguns gostam de liberdade, mas um idoso que se sente sozinho pode procurar por companhia de outras pessoas de sua idade. Se um relacionamento deve acabar em casamento exige muita reflexão. O casal deve considerar suas motivações. O homem está procurando alguém para cozinhar, cuidar dele e da casa ou quer mesmo uma parceira para dividir sua vida e objetivos? A mulher está mais interessada em um garoto de programa e sustentador ou realmente precisa de alguém que compartilha seus valores e ideais?

Obstáculos para o casamento

Mesmo quando um casal encontrou a felicidade em um relacionamento, muitos obstáculos podem ficar no caminho do casamento. Idosos divorciados podem ter medo de repetir uma má experiência conjugal. A desaprovação da família pode desencorajar o matrimônio. Pessoas de mais idade já foram conhecidas por encenar uma cerimônia de casamento sem uma licença, só para agradar os parentes.

Problemas financeiros

As finanças são muitas vezes o obstáculo mais sério para o matrimônio. Uma mulher divorciada que recebe pensão alimentícia provavelmente vai perdê-la. Alguém que foi casado por pelo menos 10 anos antes de divorciar-se tem direito a metade dos benefício da Previdência Social do ex-cônjuge, desde que ela não se case de novo, por isso uma pessoa divorciada que se casa novamente antes dos 60 anos vai perder essa renda. Ela pode, no entanto, ter o direito ao pagamento do seu novo cônjuge. O casamento também pode causar um aumento nos impostos exigidos em benefícios da Previdência Social. Os novos cônjuges podem querer limitar o direito da herança do outro, a fim de proteger os direitos de seus filhos.

Idosos e divórcio

Embora possa parecer estranho que duas pessoas que foram casadas por anos, até mesmo décadas, decidam em seus anos dourados - os anos avançados - separarem-se, os idosos podem sentir-se no direito de começar de novo, antes que seja tarde demais. A síndrome do ninho vazio pode atacar casais que percebem que têm pouco em comum assim que seus filhos saem de casa. A incompatibilidade sexual que pode ter sido ignorada por anos, de repente torna-se importante.

Casamento e divórcio de idosos
Até mesmo casamentos de longa data podem acabar (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Problemas para idosos divorciarem-se

Seguro de saúde pode ser um problema para casais idosos divorciados, se um dos cônjuges estiver coberto pelo seguro do outro e ainda não pode ter uma assistência médica. Um acordo de divórcio deve estipular que tipo de assistência financeira, se houver, o seguro de um ex-cônjuge deve prever para outro. Idosos divorciados têm a vantagem sobre os mais jovens, já que duas questões controversas - pensão alimentícia e guarda dos filhos - não são pontos de discussão. Ainda assim, mesmo os filhos adultos podem sentir-se tristes quando seus pais divorciam-se. A relação que eles tinham como sólida, de repente desfaz-se. A casa pode ser vendida e os pais podem mudar-se.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível