Os casulos das mariposas podem ser levados para dentro de casa no inverno?

Escrito por christien aguinaldo | Traduzido por luiza g. brando
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os casulos das mariposas podem ser levados para dentro de casa no inverno?
As pupas das mariposas passam por um período de hibernação antes de saírem do casulo (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Os insetos como as mariposas seguem um ciclo de vida que envolve os estágios de ovo, larva (lagarta), pupa e adulto. Embora a maioria das mariposas, como a mariposa-da-seda e as mariposa-esfinge, prefiram hibernar durante o tempo frio no estágio de pupa, algumas espécies, como a mariposa-de-inverno, começam a emergir dos casulos no início do inverno até meados da estação. Se os casulos das mariposas forem levados para dentro de casa, onde a temperatura é mais quente, a pupa irá se metamorfosear em mariposa antes das outras pupas da espécie e, assim, morrerá dentro de alguns dias sem procriar.

Outras pessoas estão lendo

Indícios de prontidão

Uma observação minuciosa do ciclo de vida desse inseto revela os sinais de quando as lagartas estão prontas para empupar. As lagartas que são levadas para dentro de casa muito antes de exibirem sinais de empupamento necessitam de uma quantidade específica e adequada de comida. Certifique-se de saber exatamente de qual planta a lagarta foi retirada, pois ela deve ser alimentada com as folhas dessa mesma planta. Por outro lado, as lagartas recolhidas do chão não precisam ser alimentadas, pois isso é um dos indicadores de prontidão para empupar.

Facilitando o processo

Cada espécie de mariposa possui certos requisitos específicos vitais para que a lagarta empupe, tornando imperativo para o cuidador ter certeza de qual espécie está cuidando. É sabido que as lagartas pertencentes à espécie das mariposas-esfinge empupam em terra fofa; portanto, é essencial providenciar aproximadamente 7 cm de terra afofada em um refratário ou pote de vidro. As variedades menores dessa espécie preferem empupar entre folhas secas. Por outro lado, as espécies gigantes da mariposa-da-seda, como a mariposa-polifemo, a cecrópia e a mariposa-atlas, procuram por arbustos ou árvores para empupar.

O período de hibernação das pupas

As condições climáticas mais frias são necessárias para a hibernação da maioria das espécies. É melhor colocar as pupas em refratários do lado de fora durante o inverno. A exposição direta aos raios solares pode ser fatal; portanto, certifique-se que o refratário esteja em um local protegido da luz solar direta. Deixar as pupas em uma garagem protegida do sol é uma boa opção. Contanto que você consiga protegê-las do ressecamento, manter as pupas na geladeira também é uma possibilidade interessante.

Eclosão

O momento em que a mariposa surge é realmente especial, e quando ela estiver prestes a sair do casulo, leve a pupa para dentro de casa, para que todos possam apreciar a visão. Certifique-se de estar sincronizando com a evolução da pupa, pois levar o refratário para dentro de casa antes da hora pode atrapalhar o ciclo de vida do inseto. O momento mais apropriado para levar a pupa para dentro de casa é no outono. Um sinal específico que indica que ela está quase eclodindo são as mudanças na cor do casulo. As mariposas tendem a sair do casulo durante a tarde e à noite.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível