×
Loading ...

Peixes se reproduzem de forma sexuada ou assexuada?

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os peixes se reproduzem de várias formas. As duas principais são: pondo ovos e dando à luz novos indivíduos, ambas as formas consideradas reprodução sexuada. Ela ocorre quando o esperma e o ovo se fundem, formando um zigoto, ou ovo fertilizado; enquanto a reprodução assexuada ocorre quando um organismo se multiplica dividindo a si mesmo.

Peixes reproduzem-se sexualmente (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Vantagens e desvantagens da reprodução sexuada

A reprodução sexuada cria descendentes distintos, diferentes dos pais, enquanto a reprodução assexuada produz descendentes idênticos. A reprodução sexuada é vantajosa porque ajuda a aumentar a diversidade genética da espécie. Essa diversidade às vezes pode ser a diferença entre sobrevivência e extinção de uma espécie passando por condições em mudança. As desvantagens da reprodução sexuada incluem a necessidade de encontrar um parceiro, a exposição a predadores, as doenças do parceiro e a menor taxa de crescimento populacional.

Loading...

Ovíparos

Alguns peixes ovíparos põem seus ovos na água, onde são fertilizados pelo esperma do macho; outros põem os ovos depois deles terem sido fertilizados internamente. Alguns peixes que põem ovos, como a truta, escolhem locais protegidos, como plantas, pedras e madeira, onde eles são deixados para chocar. Muitas espécies também põem um grande número de ovos, e abandonam a prole. Nesses casos, pôr um grande número de ovos pode ser vantajoso porque geralmente somente alguns dos descendentes sobrevivem.

Guardiões de ovos

Essas espécies põem os ovos e os mantém consigo até eles eclodirem. Alguns mantém os ovos na boca, enquanto outros, como o peixe-gato, guardam o local onde põem os ovos, com os machos afastando potenciais predadores. Peixes que guardam os ovos geralmente produzem um número menor de descendentes.

Desenvolvimento interno

Alguns peixes, como tubarões e arraias, dão à luz novos indivíduos. Esses indivíduos são internamente fertilizados pelo macho e mantidos dentro do corpo das fêmeas antes de nascerem. Algumas espécies de tubarões até nutrem o não nascido através de uma placenta.

Hermafroditas

Alguns peixes são hermafroditas, o que significa que eles têm tanto órgãos masculinos e femininos, ou que eles trocam de sexo, às vezes fertilizando a si mesmos. Mas como esse ato não é uma reprodução através de uma simples divisão celular ou replicação, ele ainda é classificado como sexuado.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...