O que causa a atrofia?

Escrito por lee woodard | Traduzido por elisa lacerda de freitas

A atrofia é definida como o definhamento dos tecidos corporais ou órgãos.

Outras pessoas estão lendo

Informações gerais

Há muitos tecidos do corpo que podem sofrer atrofia, embora muitas pessoas a associem com problemas de músculos. As causas da atrofia dependem do sistema do corpo ou tecido envolvido, tais como a atrofia da pele, vaginal, muscular, entre outras.

Atrofia muscular

Há dois tipos de atrofia muscular, cada um descrevendo a causa subjacente dos sintomas: atrofia por desuso e atrofia neurogênica. A atrofia por desuso pode resultar simplesmente de não utilizar certos músculos com frequência suficiente para que eles tenham um bom tônus ​​muscular. À medida que o tônus ​​muscular é perdido, aumenta o risco de desenvolver esse problema. As pessoas acamadas devido a ferimentos ou doenças podem sofrer atrofia muscular de forma generalizada. De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, isso pode ser revertido com uma boa alimentação e atividade física adequada. A atrofia neurogênica é resultado de uma doença que afeta os nervos. Ao contrário de atrofia por desuso, que se desenvolve lentamente, ela se manifesta rapidamente. Algumas doenças ou incidentes médicos que podem provocar a atrofia neurogênica são a esclerose lateral amiotrófica (ELA ou doença de Lou Gehrig), síndrome de Guillain-Barre, acidente vascular cerebral, poliomielite, osteoartrite, lesões, má nutrição e outros problemas.

Atrofia vaginal

Também chamada de vaginite atrófica, a atrofia vaginal envolve desgastes e inflamações nas paredes vaginais devido à diminuição da quantidade de estrogênio no organismo. Isso ocorre mais comumente após a menopausa, mas pode acontecer a qualquer momento durante o ciclo de vida da mulher, caso os níveis de estrogênio entrem em declínio, segundo o site da Mayo Clinic. Esse problema pode tornar a relação sexual dolorosa para as mulheres afetadas e também pode interferir com a função do sistema urinário, provocando incontinência urinária e infecções no trato urinário.

Atrofia da pele

Neste caso, a pele torna-se fina, semelhante ao papel vegetal. As possíveis causas de atrofia da pele incluem exposição crônica à luz solar, envelhecimento, uso excessivo de medicamentos corticosteroides tópicos e algumas inflamações, como o lúpus eritematoso e certos tipos de câncer de pele.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media