O que causa glaucoma nos olhos?

Escrito por dominique brooks | Traduzido por josciel sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que causa glaucoma nos olhos?
A lesão do nervo óptico no glaucoma evolui para cegueira (Marili Forastieri/Photodisc/Getty Images)

Glaucoma é um grupo de doenças que causam lesão do nervo óptico. Como exposto no website da Foundation of the Academy of Ophthalmology, o glaucoma é a segunda principal causa de cegueira nos Estados Unidos. Ele pode se desenvolver em pessoas com pressão ocular alta ou normal, mas dependendo do tipo de glaucoma que o indivíduo tem, a causa da lesão pode ser diferente.

Outras pessoas estão lendo

Características

O papel do nervo óptico é transmitir imagens da retina para o cérebro. Quando existe lesão suficiente no nervo óptico, é possível ter perda de visão. Infelizmente, essa perda de visão é irreversível. A causa exata da lesão do nervo óptico no glaucoma não é totalmente conhecida, mas a maioria das pesquisas sugere que ela está relacionada às forças mecânicas ou à diminuição de fluxo sanguíneo para o nervo óptico.

Glaucoma de ângulo aberto primário

No glaucoma de ângulo aberto primário, a forma mais comum de glaucoma, existe um aumento gradual na pressão no olho que causa dano ao nervo óptico. O sistema de drenagem pode não funcionar corretamente e levar ao aumento na pressão ocular. Se essa pressão causa dano mecânico ao nervo óptico ou afeta a quantidade de fluxo sanguíneo para o nervo, não é entendido completamente até agora. A perda de visão em pacientes com glaucoma de ângulo aberto primário geralmente é lenta; os pacientes podem não notar as alterações visuais até que elas já sejam bem significantes.

Glaucoma de ângulo fechado

Uma forma mais rara de glaucoma é o de ângulo fechado. Nessa forma de glaucoma, o sistema de drenagem do olho (o ângulo formado entre a íris e a córnea) se fecha. Esse fechamento pode seu causado por um ângulo naturalmente estreito ou pela formação de cataratas e pode ser agudo (repentino) ou crônico (aparecendo gradualmente). Em pessoas com ângulos naturalmente estreitos que não foram diagnosticados, a dilatação da pupila em um exame ocular de rotina pode causar o fechamento do ângulo. Independente da causa do fechamento, esse bloqueio causa um aumento perigoso na pressão do olho; em glaucoma de ângulo fechado agudo, a cegueira pode aparecer dentro de 24 horas.

Glaucoma de pressão normal

Algumas pessoas desenvolvem lesão no nervo óptico mesmo mantendo a pressão do olho normal. Esse tipo de glaucoma é chamado de glaucoma de pressão normal ou de pressão baixa. O motivo completo disso não é conhecido; alguns pesquisadores pensam que esses pacientes têm nervos ópticos mais sensíveis, enquanto outros sugerem que alterações nos vasos sanguíneos que irrigam o nervo óptico podem reduzir o fluxo sanguíneo e contribuir para a lesão.

Outras causas

Existem outras causas de glaucoma também. Pacientes que sofrem traumas físicos no olho podem desenvolver glaucoma traumático; um ferimento no ângulo de drenagem pode causar aumento da pressão ocular. Outra forma de glaucoma, o glaucoma pigmentar, ocorre quando grânulos de pigmento da íris bloqueiam o ângulo de drenagem. A síndrome de esfoliação ocorre quando um material esbranquiçado se acumula no ângulo e interfere com a drenagem do olho. Existe também uma variedade de síndromes genéticas que incluem glaucoma. Apesar de muito já ser conhecido sobre as causas de glaucoma, ainda há muita coisa a ser aprendida.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível