O que causa as mudanças climáticas sazonais?

Escrito por meg kramer | Traduzido por ricardo castiglioni
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que causa as mudanças climáticas sazonais?
As variações na energia solar causam mudanças sazonais (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Mudanças climáticas sazonais estimulam a migração animal e a queda de folhas, bem como o uso de casacos, cachecóis e luvas. As variações na distribuição de energia do sol na superfície da Terra causam as mudanças de clima anuais. A mudança de temperatura, precipitação, vegetação e umidade do solo são apenas algumas das maneiras que as estações impactam a vida na Terra.

Outras pessoas estão lendo

Órbita da terra em torno do sol

Demora 365 e 1/4 dias para a Terra completar a órbita em torno do sol. O caminho que a Terra faz não é um círculo perfeito e em janeiro de cada ano a Terra está mais perto do sol do que em outras épocas, um fenômeno conhecido como periélio. Como o periélio ocorre durante a temporada de inverno do hemisfério norte, os invernos do norte são ligeiramente mais suaves do que no sul. A órbita da Terra varia um pouco durante longos períodos, no entanto, há 11.000 anos, o periélio acontecia em julho, causando mais variações extremas entre as temporadas de verão e de inverno.

Eixo inclinado da Terra

O eixo da Terra, ou a linha imaginária que liga os polos norte e sul, é um pouco inclinado em relação à sua órbita em um ângulo de cerca de 23º. Como a Terra se move através da sua órbita, o hemisfério que está inclinado em direção ao sol experiencia o verão, enquanto é inverno no hemisfério que está inclinado do outro lado. Se não fosse por essa inclinação, não haveria nenhuma variação sazonal. Isso ocorre porque não haveria nenhuma variação na quantidade de absorção de energia solar atmosférica ao longo do ano. A primavera e outono ocorrem quando ambos os hemisférios norte e sul recebem aproximadamente a mesma quantidade de energia do sol.

Distribuição de energia solar

As variações na intensidade da energia solar são a causa fundamental de mudanças sazonais. Quando o hemisfério norte, por exemplo, está inclinado longe do sol, a luz do sol é espalhada sobre uma área de superfície maior do que quando ele está inclinado em direção ao sol. Quando a energia solar está espalhada dessa maneira, esse hemisfério absorve menos calor, causando o inverno. Ao mesmo tempo, no hemisfério sul, a luz do sol que atinge a superfície é mais concentrada e mais energia de calor é absorvida por unidade de área.

A teoria de Milankovitch

A severidade das estações da ano é determinada pela inclinação do eixo da Terra, e como essa inclinação varia ao longo do tempo, o clima da Terra muda lentamente como resultado. O astrônomo sérvio chamado Milutin Milankovitch calculou as variações na órbita da Terra e a inclinação do seu eixo ao longo de um ciclo de 41.000 anos. A teoria de Milankovitch diz que essas mudanças graduais, que são reforçadas por sistemas de feedback no clima da Terra, causam um ciclo de eras glaciais e períodos mais quentes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível