O que pode causar dor no ombro esquerdo ao levantar o braço?

Escrito por lori newell | Traduzido por mariana dsp
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que pode causar dor no ombro esquerdo ao levantar o braço?
Os ombros e braços são constantemente utilizados em atividades diárias (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Existem muitas lesões que podem acontecer no ombro. Ele é uma junta muito complexa que permite o movimento em diversas direções. O ombro e os braços são usados constantemente durante o dia ao fazer atividades de limpeza, levantamento e movimentação em geral. Também existem muitos esportes e hobbies que exigem muito o movimento do ombro. Dependendo da lesão, certos movimentos podem causar dor ao levantar o braço.

Outras pessoas estão lendo

Identificação

O ombro é composto de três ossos: a omoplata, clavícula e úmero, ou braço. A parte superior do úmero fica em um encaixe localizado no ombro, chamado de glenoide. Os ligamentos conectam os ossos no ombro, e os tendões conectam os ossos do ombro aos músculos do ombro. Também no ombro fica o manguito rotador. Ele consiste em um grupo de músculos e tendões que formam uma "luva" que reveste a parte frontal, traseira e superior do ombro para ajudar a estabilizar a junta. Conforme esses músculos se contraem, eles puxam os tendões do manguito rotador, que permite que o ombro rotacione para cima, para dentro ou para fora.

O que pode causar dor no ombro esquerdo ao levantar o braço?
Ombro (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Rompimento do manguito rotador

De acordo com a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos, a causa mais comum de dor ao se tentar levantar o braço é um rompimento no manguito rotador. Os danos a essa estrutura não só causarão dor ao tentar levantar o braço como também o impedirão completamente de realizar esse movimento. Esse rompimento fará com que os músculos enfraqueçam, o que limitará seu alcance de movimento e causará dor ao tentar erguer o braço. Essa lesão normalmente é causada por quedas, lesões esportivas ou muito uso.

O que pode causar dor no ombro esquerdo ao levantar o braço?
Dor no ombro (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Inflamações

Inflamações crônicas, como tendinite ou bursite, também podem causar dor quando se tenta erguer o braço. A tendinite é uma inflamação nos tendões que ligam os músculos do ombro aos ossos. A bursite é uma inflamação da bolsa sinovial localizada no ombro. Essas condições podem ser causadas por doenças, como artrite, ou resultarem do uso repetitivo da junta do ombro. Quando essas estruturas se inflamam, elas ficarão irritadas toda vez que você tentar levantar o braço.

O que pode causar dor no ombro esquerdo ao levantar o braço?
A dor no ombro pode ser causada por tendinite ou bursite (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Ombro deslocado ou separado

Um ombro deslocado acontece quando o úmero sai do encaixe. Se o ombro ficar separado, há danos aos ligamentos que conectam a omoplata à clavícula. Ambas as condições causam dor ao tentar erguer o braço e, eventualmente, resultarão em uma limitação de movimento. Normalmente, elas são resultado de lesões esportivas, quedas ou outros impactos no ombro.

O que pode causar dor no ombro esquerdo ao levantar o braço?
Jogador de rúgbi com o ombro deslocado (Marty Melville/Getty Images Sport/Getty Images)

Capsulite adesiva

A capsulite adesiva, ou "ombro congelado", é outra condição que pode causar dor ao erguer o braço. Ela pode acontecer se o braço ficou imobilizado durante a recuperação de uma lesão ou cirurgia. Essa condição costuma ter sintomas mais leves no início, mas a dor vai gradativamente piorando e o movimento do ombro vai ficando mais e mais limitado, até que não se consiga mais movê-lo.

O que pode causar dor no ombro esquerdo ao levantar o braço?
Braço imobilizado (Jupiterimages/Pixland/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível