Causas de dormência nos lábios

Escrito por elizabeth chaplin | Traduzido por juliana monteiro
Causas de dormência nos lábios

As causas de dormência nos lábios variam em grau de gravidade

Digital Vision/Photodisc/Getty Images

A dormência nos lábios geralmente é chamada de parestesia labial, que é um termo usado para descrever uma sensação anormal nessa região, incluindo dormência e formigamento. Há diversas reações alérgicas que podem causar esses sintomas, porém a dormência dos lábios não é somente causada por uma resposta alérgica. As condições que causam este sintoma variam em grau de gravidade. Neste artigo, discutiremos o que pode desencadear a dormência nos lábios ou a parestesia.

Outras pessoas estão lendo

Hiperventilação

A hiperventilação acontece quando há um aumento do ar que ventila os pulmões, e geralmente é causada por ansiedade ou situações de estresse. Nesse caso, há uma grande perda na quantidade de dióxido de carbono da corrente sanguínea, o que pode provocar outras sensações de ansiedade. Um dos sintomas comuns na hiperventilação é o formigamento ou dormência nas mãos, pés e lábios, além de tontura, geralmente acompanhada de tetania ou dores musculares.

Neuropatia periférica

A lesão do nervo sensitivo, ou a neuropatia periférica, pode trazer sintomas de dormência, formigamento ou dor. Em geral, quando uma pessoa tem neuropatia, a dormência pode surgir nos pés e subir para as pernas, dificultando o andar e o equilíbrio. Essas sensações anormais geralmente se intensificam à noite quando se tenta dormir. A neuropatia periférica é uma doença comum, que afeta cerca de 20 milhões de pessoas só no Estados Unidos. Em 30% dos casos, a diabete é a culpada.

Hipocalcemia

A hipocalcemia é causada pelo baixo nível de cálcio na corrente sanguínea, mas também pode resultar de várias doenças subjacentes, ou do uso de algumas drogas. Em qualquer um dos casos, caso não seja devidamente tratada, a hipocalcemia pode se tornar grave. Há vários sintomas associados a esse problema, incluindo tetania, parestesia dos lábios e da língua, dor nos músculos e espasmos. Para diagnosticar a hipocalcemia, basta fazer testes de níveis de cálcio e fosfato no sangue.

Fenômeno de Raynaud

Esse distúrbio é caracterizado pela constrição, ou estreitamento, dos vasos sanguíneos nos dedos, nariz e orelhas. Esse estreitamento, chamado de ataques vasoespásticos, pode causar espasmos, formigamento e dores na região afetada. Durante os vasoespasmos, a pela fica extremamente branca, ou até azul, pois o oxigênio do corpo diminui. O fenômeno de Raynaud pode ser resultado de outras doenças como a esclerodermia ou o lúpus. As sensações de formigamento ou dormência podem afetar as mãos, pés, nariz, lóbulos das orelhas e lábios.

Intoxicação por Ciguatera

A intoxicação por ciguatera é causada pelo consumo de peixes tropicais contaminados com ciguatoxinas produzidas por dinoflagelados, que são as plantas das quais os peixes menores se alimentam. Conforme o ciclo de vida continua, os peixes maiores comerão os menores, e assim a toxina sobe na cadeia alimentar, ficando cada vez mais concentrada. Dessa forma, os maiores peixes têm a maior concentração de ciguatoxinas em seus sistemas. Os sintomas incluem dormência nos lábios e língua, náusea e vômito, tontura e até mesmo alucinações. A intoxicação por Ciguatera é rara, e afeta menos de 200.000 pessoas da população dos Estados Unidos.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media