As causas de folhas amarelas e manchas marrons nas hortênsias

As cores da hortênsia podem variar de acordo com o pH do solo

hortensia pale image by daniel sainthorant from Fotolia.com

Cinco doenças diferentes que causam folhas amarelas e manchas marrons atingem com frequência as hortênsias, de acordo com os fitopatologistas Austin Hagan e Jackie Mullen da Auburn University. Casos de podridão das raízes também causam folhas amarelas e manchas marrons nas hortênsias. A podridão nas raízes ocorre quando as hortênsias são plantadas em solos mal drenados ou são regadas em excesso, segundo o National Arboretum dos EUA. As folhas amarelas podem ser um sintoma de deficiência de ferro. Quanto mais alto for o pH do solo (mais alcalino), menos ferro é disponibilizado para a hortênsia. É possível adicionar ferro ao solo ou aumentar a acidez do mesmo (diminuindo o pH) ao acrescentar sulfato de alumínio ou cobertura orgânica.

Cercosporiose

Sempre remova os resíduos de folhas e pode as folhas doentes

hydrangeas image by Ruslana Stovner from Fotolia.com

O fungo Cercospora hydrangeae pode atacar as suas hortênsias. Esse fungo aparece na forma de manchas redondas marrons ou roxas nas folhas da hortênsia. As manchas podem ficar bege ou cinza-claro no centro e são cercadas por um anel marrom ou roxo. Remover as folhas doentes, adicionar nitrogênio e regar a superfície pode retardar a propagação da cercosporiose. O ar livre, a chuva e jatos de água espalham o fungo.

Antracnose

Algumas doenças atacam as pétalas assim como as folhas das hortênsias

verblühende Hortensie image by ernstboese from Fotolia.com

O fungo Colletotrichum gloeosporioides ataca as folhas e as flores da hortênsia. Esse fungo prefere hortênsias altamente fertilizadas e tempo quente e úmido. Podem aparecer manchas marrons nas folhas da hortênsia parecidas com alvos. Conforme crescem, essas manchas marrons tornam-se borrões angulares. Esse fungo vem dos esporos de resíduos molhados de plantas. Remover as folhas caídas ou doentes pode ajudar a retardar a propagação da antracnose, assim como tratamentos de proteção com fungicidas a cada duas semanas.

Mofo cinzento

Resíduos molhados de folhas podem carregar muitos esporos de fungos

Leaves image by Simon from Fotolia.com

O mofo cinzento é um fungo que brota após um tempo nublado, úmido e chuvoso. Geralmente afeta as pétalas das flores, mas essas manchas marrom-avermelhadas podem afetar as folhas das hortênsias. Remover os resíduos com frequência e tratar com fungicidas pode ajudar a evitar o mofo.

Oídio

A chuva pode reduzir o oídio

rain image by Aqua Pixie from Fotolia.com

O oídio espalha-se rapidamente em hortênsias de estufas, mas não é tão óbvio nas de paisagem. O fungo branco e felpudo surge como pequenas manchas brancas nas folhas. O fungo E. polygoni, que causa o oídio, também pode levar a manchas amarelas e borrões roxos nas folhas de hortênsia.

Podridão radicular de fitóftora

Plante as suas hortênsias em canteiros ou em solos bem drenados

Tellerhortensie blau image by EDEN from Fotolia.com

O excesso de água pode causar a podridão radicular de fitóftora nas hortênsias. Folhas amarelas e murchamento são sinais desse fungo nas raízes. Plante hortênsias em canteiros para evitar a podridão radicular. Os fungicidas podem ajudar a prevenir a doença, mas não podem curá-la uma vez que estiver se estabelecido.

eHow Brasil
×