Causas e sintomas do colapso nervoso

Escrito por john london | Traduzido por ronaldo pruss
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Causas e sintomas do colapso nervoso
O colapso nervoso pode ser motivo de grande desconforto (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Uma pessoa sofre um colapso nervoso quando atinge o limite das forças físicas e emocionais ao se expor a pressões e situações de estresse difíceis de lidar. Diferente de um quadro de estresse que muitas pessoas possam experimentar, o colapso previne o indivíduo de funcionar normalmente. As razões pelas quais surge um colapso são próprias das circunstâncias vividas, e os sintomas apresentados variam de pessoa para pessoa.

Outras pessoas estão lendo

Causas do colapso nervoso

O médico americano Dr. Cosmo Hallstron, psiquiatra e psicofarmacologista clínico, identifica a interação de três fatores interligados causadores do colapso nervoso: predisposição genética, resistência emocional e uma situação gatilho. Um estudo da Universidade de Indiana (EUA) descobriu que mais de 25% dos americanos sentem em algum momento estarem na iminência de um colapso, em geral causado por questões de relacionamento ou estresse de ser um pai ou mãe separado. Outra razão pela qual um colapso acontece é a culminância de pequenas pressões por um período de tempo. De acordo com o Dr. Phillip Timms, psiquiatra da fundação South London and Mudsley Trust, na Inglaterra, o colapso é o produto de um acúmulo emocional gerado pela falta de gerenciamento de episódios depressivos.

Causas e sintomas do colapso nervoso
A dificuldade em lidar com cargas emocionais e estresse podem resultgar em um colapso nervoso (K-King Photography Media Co. Ltd/Digital Vision/Getty Images)

Sintomas comportamentais

A forma como alguém lida com o estresse e as pressões do dia a dia é geralmente manifestada pelo comportamento. Os sinais concretos de que alguém está com problemas emocionais incluem choro inesperado, falar pouco, dificuldades de concentração ou simplesmente comportamento diferente do usual. Na opinião de especialistas como o Dr. Daniel Flavin, da Mayo Clinic, esquecer de compromissos, se ausentar do emprego com atestados por muito tempo e evitar compromissos sociais também são indicadores de um possível colapso nervoso.

Causas e sintomas do colapso nervoso
Estresse e pressões do dia a dia são geralmente manifestados pelo comportamento (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)

Sintomas emocionais

Sentimento de incompetência e incapacidade de cumprir tarefas são geralmente fatores que contribuem para colapsos nervosos, ou até mesmo outros sintomas emocionais comuns. Para Elly Prior, psicólogo reconhecido e com experiência de mais de 20 anos, alguém que está sofrendo um colapso pode se sentir tomado por um sentimento de pânico, irritabilidade, medo ou raiva. Além disso, não é raro, em pessoas colapsadas, sentirem-se abandonados por pessoas próximas e perderem o senso de satisfação com coisas que normalmente dariam prazer.

Causas e sintomas do colapso nervoso
O colapso emocional pode fazer a pessoa se sentir fracassadas ou perderem o senso de satisfação (Noel Hendrickson/Digital Vision/Getty Images)

Sintomas físicos

Juntamente com sinais emocionais e comportamentais, algumas pessoas que sofrem um colapso nervoso também apresentam sintomas físicos, como insônia, perda de apetite, problemas estomacais, tremor, suor, arritmia cardíaca e tontura. Problemas pré-existentes como enxaqueca, eczema, úlcera e cólicas intestinais podem ser potencializadas em um quadro de colapso nervoso.

Causas e sintomas do colapso nervoso
Associado ao colapso nervoso aparecem problemas físicos (Creatas/Creatas/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível