Mais
×

Cegueira noturna em cavalos

Atualizado em 20 julho, 2017

A cegueira noturna, também chamado cegueira noturna congênita estacionária, é uma condição que afeta os cavalos e os impede de ver no escuro. A condição afeta principalmente Appaloosas, embora de acordo com Dennis E. Brooks, médico veterinário, também tem sido relatada em puros sangues, cavalos híbridos e passos finos.

A cegueira noturna previne os cavalos de enxergar à noite (Horse eye image by Laima Penekaite from Fotolia.com)

Sintomas

De acordo com Dennis E. Brooks, Médico veterinário, cavalos com cegueira noturna não podem enxergar no escuro, embora eles geralmente possam ver normalmente durante o dia. A deficiência visual durante a noite muitas vezes se reflete no comportamento dos equinos, pois eles podem se tornar inquietos e imprevisíveis no escuro. Brooks afirma que, em alguns casos, os cavalos afetados pela cegueira noturna desenvolveram dificuldade de enxergar durante o dia também.

Diagnóstico

O diagnóstico da cegueira noturna é feito usando um eletrorretinograma. De acordo com Lynne Sandmeyer, médico veterinário, os cavalos são mantidos no escuro durante vários minutos e, em seguida, expostos a flashes de luz. O eletrorretinograma mede a atividade elétrica da retina quando expostos a esses flashes de luz, que identifica se o problema está presente na capacidade do olho de registrar os sinais da retina.

Prognóstico

Embora não haja cura para a cegueira noturna, a doença é controlável com algumas adaptações por parte do proprietário do cavalo. De acordo com Sandmeyer, o cavalo não deve ser conduzido ou trabalhar no escuro, e objetos arriscados devem ser removidos de seu recinto, como ramos ou buracos. Sandmeyer afirma que cavalos cegos à noite muitas vezes ainda conhecem os limites de seu ambiente no escuro.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article