O que é o certificado de seguro de responsabilidade civil?

Escrito por tom zuo | Traduzido por barbara silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que é o certificado de seguro de responsabilidade civil?
Certificados de seguro de responsabilidade civil minimizam riscos em parcerias comerciais (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Os Certificados de seguro de responsabilidade civil são comumente usados em negócios como prova de seguro de uma das partes e que supostamente protege, em caso de perda, tanto esta parte quanto a seus parceiros de negócios. Enquanto que o próprio certificado provê informações detalhadas sobre o seguro em vigor para o segurado citado, não fornece benefício real de seguro para o detentor do certificado (a parte que recebe o certificado).

Outras pessoas estão lendo

História

Os certificados de seguro podem ter muitas formas, ainda que, desde a década de 1970, já esteja disponível um formato padronizado a nível de indústria, da Associação para a Investigação e Operações Cooperativa para o Desenvolvimento (Association for Cooperative Operations Research and Development - ACORD). Mais recentemente, um formato padronizado competidor foi introduzido pela Insurance Services Office Inc. (ISO). Versões não-padronizados são conhecidas como formatos manuscritos e podem variar muito na informação contida.

Informações contidas nos certificados

Um certificado de seguro fornece informação de inúmeros itens, incluindo: nome do segurado, corretor / agente emissor do certificado, os números da apólice, prazos de validade e data de vencimento, tipos de diretivas, limites de seguro, detalhes de cobertura, determinação de notificar o receptor do certificado no evento de cancelamento e isenções de responsabilidade de todas as informações prestadas pela parte que emite o certificado.

Objetivo / uso do certificado

Os certificados são mais comumente utilizados quando solicitados em uma transação comercial em que uma das partes concorda em indenizar a outra parte. A parte indenizada, ou o indenizado, exige prova da parte indenizadora, o indenizador, que tenha a capacidade financeira para manter suas obrigações. Geralmente a habilitação de indenização é feita através da aquisição de seguros. Os certificados são, portanto, fornecidos como prova de seguro em vigor e capacidade de fornecer a necessária proteção financeira em caso de uma perda.

Benefícios

Os certificados de seguro prestam um valioso serviço ao resumir uma quantidade enorme de informações em uma única folha de papel. Seria complicado e ineficaz providenciar uma apólice de seguro completa toda vez que fosse exigida uma evidência de seguro em uma transação comercial. Apólices de seguro também contêm informações de negócios de propriedade, tais como prêmios de seguro, taxas e volumes de negócios que são inapropriadas para divulgação a terceiros.

Problemas

A desvantagem dos certificados de seguro é a sua incapacidade de realmente fornecer cobertura de seguro para o detentor do certificado. Enquanto eles podem servir como uma solução rápida para o segurado citado, o certificado padrão de seguro de responsabilidade ACORD inclui um aviso de que é meramente informativo e não confere direitos ao titular do certificado. Um certificado de seguro padrão também isenta a sua capacidade em modificar ou alterar a cobertura evidenciada. Portanto, se um indenizado exige a cobertura de seu indenizador que só pode ser conseguida através da modificação da apólice de seguro, a evidência da modificação não pode ser devidamente documentada pelo certificado.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível