Qual a diferença entre planejamento e programação?

Escrito por erick kristian | Traduzido por fernanda campello
Qual a diferença entre planejamento e programação?
O planejamento é teórico, enquanto a programação pode ser executada (agenda image by Ploum1 from Fotolia.com)

O planejamento e a programação andam de mãos dadas. Um plano é a teoria ou os detalhes de como um projeto será feito. Ele é usado para criar um roteiro para a realização de um objetivo. A programação, quando ligada a um plano, é a atribuição de horários e datas para as suas etapas específicas.

Planejamento

Um plano requer um objetivo e é o mapa do caminho que vai do momento atual até a meta futura. Os planos podem ser de curto ou longo prazo. Eles sempre envolvem detalhes e passos específicos que o orientam do início ao fim. Os planos devem sempre dar espaço para acontecimentos imprevistos; por exemplo, se uma parte dele depende de um fator externo, o plano deve contabilizar tal evento.

Programação

A programação é o processo de determinar horários e datas para alcançar objetivos específicos. A programação, como os planos, pode ser de longo ou de curto prazo. Muitas vezes, as programações de curto prazo são muito importantes e ligadas às de longo prazo. Quando se trabalha com um cronograma organizacional ou institucional, é importante que os diferentes colaboradores que trabalham no projeto coordenem os seus horários e tenham acesso às programações uns dos outros para garantir um fluxo de trabalho suave.

Ligando os planos à programação

Pegar um plano pronto e transformá-lo em uma programação executável pode ser uma tarefa muito complexa, dependendo do escopo do projeto. Os planos devem ser muito detalhados e completos. As estimativas devem ser precisas para determinar os cronogramas. Tenha sempre muita cautela. A ausência de uma estimativa adequada pode resultar no atraso de toda a programação.

Variações e contingências

O plano deve prever a possibilidade de variações imprevistas. Algumas coisas surgem de última hora, e o plano deve ter uma disposição para lidar com tais ocorrências. Por exemplo, se uma empresa cuida da fabricação de um novo produto e conta com um fornecedor externo para as peças, e esse fornecedor atrasa o envio, o que acontece? O plano deve ter uma solução para lidar com esse evento. Uma solução poderia ser trabalhar em outra fase do projeto que estava prevista para mais tarde.

Tecnologia

O gerenciamento de projetos de grande escala pode ser difícil de organizar, especialmente na gestão de diferentes departamentos, funcionários e recursos. Existem alguns programas excelentes, como o Microsoft Project, que ajudam nesse processo. Esse software pode ajudar tanto no planejamento quanto na programação, permitindo que o projeto seja flexível quando coordenado com as pessoas envolvidas.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível