Chás laxantes fazem você reter líquidos?

Escrito por melody buller | Traduzido por mariana munhoz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Chás laxantes fazem você reter líquidos?
Alguns chás são muito usados por seus efeitos laxativos

Laxantes são substâncias usadas para induzir a movimentação intestinal, geralmente como resposta à prisão de ventre recorrente. Existem diversos tipos de laxantes que funcionam de maneiras diferentes. O tipo mais comum são os comprados sem receita, chamados de "formadores de massa", que usam fibras para absorver a água do corpo e estimular as contrações do intestino. Outros tipos de laxantes são usados principalmente para amolecer as fezes ou estimular as paredes do intestino diretamente. Uma das formas de laxantes estimulantes são os chás, que incluem a senna como ingrediente. Apesar de laxantes normalmente trabalharem absorvendo a água do corpo, as questões relacionando os laxantes com a retenção de água não são completamente sem sentido.

Outras pessoas estão lendo

Como acontece a retenção de líquidos

Uma das maiores causas para a retenção de água no corpo é a desidratação. Aparentemente baseado em um mecanismo de sobrevivência, se a quantidade de fluídos no corpo não for o suficiente, as células e tecidos irão reter água para evitas possíveis mortes de células no futuro. Esse mecanismo é parecido com o que faz o corpo "agarrar" as células de gordura se o consumo de gordura for completamente interrompido. Assim, a melhor maneira de evitar o peso causado pelo inchaço da retenção de líquidos é evitar a desidratação. Especialistas recomendam pelo menos 30 ml de água para cada 1 kg de peso corporal por dia. Por exemplo, se um homem pesa 80 kg, ele deve beber pelo menos 2,5 litros de água por dia.

Desidratação causada pelo uso de laxantes

Se você está usando um chá laxante para o alivio da prisão de ventre, certifique-se de beber bastante água. Como os laxantes funcionam principalmente removendo a água do corpo, o uso constante de laxantes sem o consumo adequado de água leva inevitavelmente à desidratação. De novo, 30 ml de água para cada 1 kg de peso corporal por dia é a recomendação. chás laxantes não devem causar o aumento da retenção de líquidos se usado com a hidratação adequada.

Abuso de laxantes

Muitas pessoas usam os chás laxantes em uma tentativa de perder peso. Normalmente, isso não é considerado uma opção muito inteligente por diversos motivos. Por exemplo, as pessoas tentando perder peso de maneira tão extrema não devem estar consumindo calorias suficientes para que o uso constante de laxativos não apresente efeitos negativos. Um desses efeitos negativos e que pode ser bastante doloroso, é a Constipação Intestinal Aguda. O uso constante de laxantes, como já estabelecido acima, causa a desidratação. A desidratação, por consequência, causa o aumento do peso por conta da retenção de líquidos.

Opções saudáveis

Programas saudáveis de emagrecimento não só combatem o ganho de peso como também a retenção de líquidos. A regra fundamental é beber muita água. Beber água o suficiente ajuda o corpo a eliminar as toxinas de maneira mais eficiente. Isso, em retorno, permite uma sensação de energia e bem-estar generalizado que possibilita a prática das atividades que ajudam na perda de peso. Comer os alimentos corretos para abastecer um estilo de vida mais ativo e praticar exercícios físicos em quantidade apropriada diariamente são as outras peças do quebra-cabeça da perda de peso. Essas são alternativas muito mais saudáveis do que o uso de laxantes, que podem causar problemas de saúde a longo prazo e ainda aumentar a retenção de líquidos, o que causa um aumento de peso.

Alternativas ao laxantes

Para aqueles com prisão de ventre recorrente, busque alternativas para os laxantes formadores de massa e chás que podem causar desidratação. O amaciante de fezes, por exemplo, alivia a constipação, deixando as fezes mais fáceis de serem movidas. Esses não são tão fisicamente viciantes quanto os laxantes e não apresentam grandes efeitos colaterais a longo prazo. Eles não são completamente livres de efeitos colaterais, no entanto, procure um médico antes de começar o uso. Outras opções incluem laxantes lubrificadores, que também oferecem uma forma de amolecer as fezes. Novamente, é aconselhável que você procure um médico antes do uso. Enemas são outro método possível. No entanto, eles podem causar problemas se usados por um longo período de tempo, e não devem ser uma ocorrência regular. Para o alívio ocasional da prisão de ventre, um laxante simples encontrado sem receita médica não deve apresentar nenhum problema com a retenção de líquidos, se você consumir a quantidade de líquidos adequada.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível