Mais
×

Como ciclar um aquário de água salgada de 90 litros

O ciclo de nitrogênio é o sistema de suporte de vida em um aquário. O ciclo é uma cadeia de substâncias químicas e bactérias responsáveis por manter o aquário livre de detritos orgânicos. Sem um ciclo efetivo, o tanque se torna uma mistura tóxica de elementos químicos que prejudicarão e matarão os habitantes do aquário. Para preparar um aquário novo para os peixes, é essencial primeiro maturar biologicamente o filtro, encorajando o crescimento de bactérias extremamente especializadas no sistema de filtragem. Esse processo é vital para a segurança e o bem-estar de todos os animais aquáticos.

Instruções

Ciclar seu tanque de água salgadas é vital para o bem-estar de seus peixes (Marine Fish image by Lucid_Exposure from Fotolia.com)
  1. Monte o tanque com a areia marinho, o filtro, o aquecedor e o termômetro. Coloque qualquer equipamento adicional que deseje usar, como bombas submersas e escumadores de proteínas. Coloque o aquecedor na temperatura adequada para a espécie que você colocará no aquário. Não ligue o equipamento ainda.

  2. Encha os baldes com a água de osmose reversa. Adicione, lentamente, os sais marinhos, pausando com frequência para verificar a gravidade especifica com o refratômetro. Ajuste a mistura, se necessário, para atingir a salinidade e a gravidade especifica desejada para a espécie que você manterá.

  3. Encha o tanque até a metade com água de osmose reversa. Lentamente, adicione os sais marinhos até atingir a salinidade e a gravidade especifica desejada para a espécie que você criará. Misture bem durante todo o processo e pause frequentemente para verificar a gravidade especifica com o refratômetro.

  4. Coloque qualquer rocha viva ou paisagem que desejar. Certifique-se de que todas as rochas e enfeites estejam presos e não virarão quando o tanque for preenchido.

  5. Adicione a água salgada dos baldes no tanque. Derrame cuidadosamente, para não perturbar a areia ou as rochas. Use o método do passo para misturar mais água salgada, se for necessário para encher o tanque até o topo.

  6. Verifique se toda a decoração e equipamentos estão instalados corretamente. Ligue o aquecedor, o filtro e quaisquer outros equipamentos. Assegure-se de que tudo esteja funcionando bem.

  7. Deixe o tanque se ajustar à temperatura correta. Isso pode levar várias horas. A luz do aquecedor se desligará quando o termostato ler a temperatura correta. Devido a uma má calibração em alguns aquecedores submersíveis, talvez você precise reajustar a temperatura do seu aquecedor. Se você tiver tempo, teste a calibração do aquecedor antes de montar o tanque usando um balde de água. Sempre use um termômetro para medir a temperatura real do tanque.

  8. Encha um conta-gotas com a solução de amônia. Coloque algumas gotas no tanque e deixe misturar por 10 minutos. Teste a água com um kit de teste para amônia. Você precisa de um nível de amônia de 4 a 5 ppm (partes por milhão), então adicione mais gotas ou dilua a água conforme necessário para atingir esse nível.

  9. Teste a água para amônia novamente depois de 24 horas. Se os níveis de amônia baixarem para menos de 4 ppm, adicione gotas o suficiente da solução de amônio para aumentar os níveis.

  10. Repita o passo 9 até que o nível de amônia diminua para 0 ppm depois de 24 horas. Isso mostra que o filtro desenvolveu uma colônia robusta de bactérias que conseguem processar níveis altos de amônia rapidamente, mostrando que a ciclagem está progredindo.

  11. Teste para amônia e nitrito a cada 24 horas. Adicione solução de amônia conforme necessário para manter os níveis de 4 a 5 ppm.

  12. Uma vez que os níveis de amônia e nitrito estão ambos chegando a 0 ppm depois de 24 horas, comece a testar a cada 12 horas e comece também a testar para nitrato.

  13. Uma vez que os nitratos estiverem aumentando e tanto a amônia quanto o nitrito estiverem indo de 5 ppm a 0 ppm em 12 horas, seu tanque terá terminado a ciclagem e o filtro estará contendo uma colônia de bactérias significativa. Continue testando e adicionando amônia até ficar pronto para adicionar os peixes. Faça uma troca de 90% da água antes de colocar os peixes no aquário e teste a água para garantir que a amônia e os nitritos estão em 0 ppm e que os nitratos estão abaixo de 20 ppm.

Dicas

  • Manter uma temperatura em torno de 30 graus ajudará as bactérias a se estabelecerem mais rapidamente.
  • Filtro, areia ou rocha provenientes de um aquário de água salgada já maduro podem acelerar a ciclagem do tanque novo.
  • Os suplementos bactericidas são excelentes para acelerar a ciclagem, mas sempre use os kits de teste para conferir o progresso. Não confie em estimativas generalizadas para quando seu tanque estará pronto para receber a vida marinha.

Avisos

  • Se você ajustar qualquer parâmetro em seu tanque (como a temperatura) para melhorar a ciclagem, sempre faça os reajustes necessário antes de adicionar a vida marinha.
  • Sempre coloque os animais marinhos lentamente depois de um ciclo, deixando vários dias de intervalo entre cada nova adição.
  • Teste sua água regularmente depois de um ciclo, para garantir que ela permaneça saudável.

Coisas Necessárias

  • Aquário
  • Sistema de filtração para aquários
  • Aquecedor submersível, à prova de água salgada, com termostato embutido (de 75 a 100 watts)
  • Termômetro
  • Solução de amônia e água (aproximadamente 9% de amônia pura)
  • Contagotas
  • Água de osmose reversa
  • Sais marinhos
  • Refratômetro
  • Areia marinha
  • 2 baldes
  • Teste líquido marinho para amônia
  • Teste líquido marinho para nitrito
  • Teste líquido marinho para nitrato
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article