×
Loading ...

Cloreto de estrôncio e carbonato de sódio

O cloreto de estrôncio é o sal de cloreto solúvel em água do estrôncio, um metal alcalino terroso. O carbonato de sódio é o sal do metal alcalino sódio, com o ácido carbônico, um ácido muito fraco. A solução de cloreto de estrôncio reage com a de carbonato de sódio para trocar íons, formando então o carbonato de estrôncio e o cloreto de sódio.

Os fogos de artifício vermelhos usam um corante de estrôncio (fireworks image by Angie from Fotolia.com)

Estrôncio – um metal alcalino terroso

Os metais alcalinos terrosos são metais macios que possuem uma valência +2 e formam hidróxidos básicos. A química deles é similar à do cálcio, pois este também é um metal alcalino terroso. Os compostos de estrôncio são menos comuns que os de cálcio ou bário, e portanto são geralmente mais caros. Entretanto, eles são úteis para algumas aplicações muito especiais.

Loading...

Cloreto

Os cloretos são sais formados através da reação com o ácido clorídrico, um ácido 100% ionizável (e portante muito forte). Quase todos os cloretos são solúveis em água. Por essa razão, os cloretos são vendidos por fornecedores como matérias primas importantes. Nessa reação, o carbonato de estrôncio formado é o produto principal.

Carbonatos

Algumas pessoas veem os carbonatos como bases, e realmente muitos desses compostos possuem um pH básico. Na verdade, eles são sais. Os carbonatos são geralmente solúveis; entretanto, existem muitos carbonatos insolúveis. Esse é o caso do estrôncio, que está entre os compostos mais insolúveis. No caso do carbonato de estrôncio, essa característica é desejável.

A reação

A solução de cloreto de estrôncio reage com a de carbonato de sódio, de acordo com a seguinte equação:

SrCl2 + Na2CO3 ---> SrCO3 + 2 NaCl.

O cloreto de sódio, especialmente estável, forma-se, mas a parte importante dessa reação é o carbonato de estrôncio que sai da solução como um precipitado branco. Com os íons de estrôncio e carbonato removidos da solução, a reação reversa não pode ocorrer.

Por que é útil

A maioria dos sais de estrôncio é higroscópica – ou seja, eles sugam a umidade da atmosfera. Se os sais de estrôncio são mantidos em recipientes vedados fracamente, eventualmente um deles é deixado com uma poça ao invés do sólido. O carbonato de estrôncio, entretanto, não é higroscópico. Isso o torna especialmente útil como um corante em fogos de artifício e esmaltes.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...