O O2 puro é inflamável?

Escrito por amanda gronot | Traduzido por isadora carvalho
O O2 puro é inflamável?
Como o fogo, a ferrugem e a digestão também são reações em cadeia oxidativa, mas eles acontecem em um ritmo muito mais lento (fire image by Fotocie from Fotolia.com)

Se você utiliza uma máquina de respiração de oxigênio portátil, provavelmente já foi lhe dito para não aproximar o oxigênio a mais de 1,5 m de uma chama aberta. Por que isso é perigoso? A resposta não é porque o oxigênio é inflamável, mas porque ele é um acelerador. Isso significa que, para que uma substância possa queimar, é necessário oxigênio (ou de algum outro agente oxidante forte), mas o O2 por si só não produz as chamas. Em vez disso, ele se combina com o combustível na temperatura certa e inicia uma reação em cadeia que denominamos de fogo.

O que é o oxigênio

O oxigênio é um elemento fundamental - o terceiro elemento mais comum em nosso universo. Simbolizado pela letra O na tabela periódica, esse gás tem um número atômico de 8, o que significa que ele possui 8 prótons e, normalmente, 8 elétrons. Devido à sua estrutura atômica, ele é um gás extremamente reativo, de modo que forma prontamente compostos, tais como água e dióxido de carbono. A atmosfera da Terra é composta de aproximadamente 21% de oxigênio, mas a sua crosta é composta de metade do oxigênio.

O que é o fogo?

O fogo é o resultado de um processo chamado de combustão. Nesse processo, um oxidante (tal como oxigênio) combina-se com um combustível (tais como madeira ou papel), quando são aquecidos a uma certa temperatura de ignição. Conforme o combustível reage com o oxidante, as moléculas são excitadas e se separam. As moléculas em seguida recombinam-se para formar novos produtos de combustão, tais como o dióxido de carbono, e liberam energia que percebemos principalmente como luz e calor. A combinação de um oxidante, um combustível e o calor é chamada o triângulo do fogo, sendo que, desde que o fogo possua esses três componentes, ele vai continuar a queimar.

Agentes oxidantes

Um agente oxidante, também chamado apenas como oxidante, pode ser um composto químico que doa facilmente seus átomos de oxigênio ou uma substância que recebe elétrons. O oxigênio é um composto comum, assim como o ozônio e o peróxido de hidrogênio, mas qualquer agente oxidante pode sustentar a combustão, mesmo que o oxigênio não esteja presente. Embora esses materiais não sejam combustíveis, eles ainda são muito perigosos, pois fazem outras substâncias queimarem rapidamente e mais facilmente.

Segurança ao utilizar o oxigênio

Ao utilizar um aparelho de respiração de oxigênio portátil, sempre fique longe de qualquer chama e nunca acenda um cigarro ou fique perto de fumantes. Muitas pessoas acreditam que, pelo fato do oxigênio não ser inflamável, ele não representa muito risco. No entanto, mesmo que o próprio oxigênio não queime e mesmo que a chama possa ser relativamente pequena, o oxigênio ajudará a aumentar a chama, criando facilmente um incêndio letal. Muitas companhias de seguros não pagarão o oxigênio para os fumantes pois muitos acidentes já resultaram da pequena chama de um cigarro.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível