Mais
×

Cobras que têm ventre quadriculado

Atualizado em 21 novembro, 2016

Muitos tipos de cobras têm um padrão xadrez em sua barriga. As escamas sobrepostas ao longo do ventre de uma serpente são chamados escudos. A coloração e o padrão nos escudos são muitas vezes utilizados pelos cientistas para diferenciar e identificar espécies distintas mas que são muito semelhantes.

As serpentes de milho têm um ventre xadrez distinto (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Cobras-rateiras

Cobras-rateira têm várias cores e várias espécies têm um padrão quadriculado distinto ao longo do ventre. As cobras do milho, cobras-rateiras de pradaria e cobras-rateiras negras têm o ventre xadrez. Os escudos dessas cobras são geralmente fáceis de ver, uma vez que elas são excelentes escaladoras e muitas vezes sobem em árvores em busca de ovos de aves. Elas também se enrolam em uma posição defensiva em forma de S e, quando ameaçadas, expõem o ventre e tornam mais fácil a visualização do seu padrão quadriculado.

Cobras-reais

Cobras-reais têm uma coloração visível ao longo de seu corpo, e várias espécies têm um ventre quadriculado. A californiana tem padrões preto e branco no corpo e ao longo do ventre. A coloração cria uma ilusão de ótica, já que a cobra se move ao longo do chão, e confunde os predadores, permitindo que escape em segurança. A cobra-real comum tem padrões laranja, branco e preto brilhantes ao longo do corpo, mas tem um ventre xadrez branco e preto. Recebem esse nome por causa de seu hábito e pelo fato de se alimentarem de outras serpentes selvagens, incluindo venenosas.

Fox snakes

Fox snakes possuem padrões amarelos um pouco amarronzados no ventre e marrons ou pretos ao longo do corpo. São serpentes não venenosas altamente importantes em áreas agrícolas, uma vez que consomem e controlam grandes pragas de roedores. Essa cobra tem um ventre amarelo com traços pretos, uma característica que as diferenciam da venenosa cascavel Massasauga, que vive no mesmo local e se assemelha a ela.

Milk snakes

Milk snakes são pequenas, finas, crescem até 90 cm de comprimento e têm uma coloração preta, branca e vermelha diferenciada nas suas escamas brilhantes ao longo do corpo. Elas, assim como as cobras-reais, ocasionalmente comem outras serpentes. A coloração brilhante dela é um truque para que outros animais pensem que ela é venenosa. Embora elas imitem a venenosa cobra coral, não representam nenhum perigo para os seres humanos. Muitas espécies de milk snakes lembram outras cobras, e a barriga xadrez de algumas espécies, como da milk snake oriental, é uma maneira útil de identificação de espécies.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article