Como identificar espécies de píton e jiboias

Escrito por rachel hurt | Traduzido por daniel tamayo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como identificar espécies de píton e jiboias
Serpente (Tom Brakefield/Stockbyte/Getty Images)

Como as jiboias, pítons e anacondas estão entre as maiores cobras do mundo, muitas pessoas se confundem sobre qual é qual. A primeira coisa a notar é que a anaconda é uma espécie de jiboia, não um tipo diferente de cobra. Dessa forma tem-se dois grupos: as jiboias e as pítons. Essas serpentes possuem algumas coisas em comum: são constritoras, matando sua presa ao se enrolar nela e sufocá-la, são consideradas cobras primitivas com dois pulmões (a maioria das cobras possui apenas um) e com o remanescente dos ossos das coxas e pélvico. Porém elas têm suas diferenças também. As pítons possuem um osso a mais em sua cabeça, e alguns dentes adicionais. A píton é encontrada no Velho Mundo (África, Ásia e Austrália) enquanto as jiboias vivem no Novo Mundo (Américas do Norte, Central e do Sul). Uma das maiores diferenças é que a píton coloca ovos, enquanto a jiboia da à luz a filhotes.

Nível de dificuldade:
Fácil

O que você precisa?

  • Livros sobre repteis
  • Site sobre repteis
  • Viagem
  • Loja de animais

Lista completaMinimizar

Instruções

    Pítons

  1. 1

    Comece pela píton-africana, uma espécie não venenosa encontrada na África sub-saariana. Ela é uma das maiores espécies de cobras do mundo. Os adultos podem chegar a comprimentos com mais de 6 metros. Geralmente elas tem cor marrom, com manchas irregulares verdes e bronze, desbotando para o branco no ventre. Vistas rapidamente podem ser confundidas com a píton burmesa, mas as duas espécies não estão relacionadas.

  2. 2

    Geralmente chamada de píton real, é uma espécie não venenosa encontrada na África. Milhares de pítons reais são importadas para os EUA todo ano, para serem vendidas como animais de estimação. Ela geralmente é marrom-esverdeada claro ou preta, com um ventre bronze amarelado. Porém, as pítons reais possuem diversas "variações", que são mutações genéticas que alteram as cores e os padrões das escamas. Os adultos variam em comprimento de 90 cm a 1,20 m.

  3. 3

    Encontrada na Austrália, a píton de cabeça preta pode crescer até 2,70 m. Ela possui uma cabeça pequena, distinta, com escamas pretas cobrindo até o pescoço. Essa serpente emite um silvo alto quando é perturbada, mas dificilmente irá atacar, a não ser para se alimentar. Algumas vezes elas atacam com a boca fechada, para se defender, mas geralmente são manuseadas facilmente sem problemas. A píton de cabeça preta é conhecida por dormir longos períodos, fazendo com que pareçam letárgicas ou preguiçosas.

  4. 4

    Chamada de píton sanguínea, a píton de Bornéu é uma raça grande, que chega até 2,10 m e pode pesar até 13 kg. As pítons de Bornéu tinham a reputação de serem más. Recentemente, notou-se que as pítons dessa espécie são fáceis de criar e são uma boa escolha como animal para o criador consciente.

  5. 5

    Encontrada na Austrália e Nova Guiné, a Morelia spilota é uma serpente de média a grande. A maioria delas é noturna. Há pelo menos sete subespécies dessas cobras. Geralmente são recomendadas para iniciantes como primeira cobra para criar. Apesar de chegarem a ter de 1,80 até 4,80 metros, e serem nervosas quando filhotes, a maioria irá crescer dócil e confiante. Os machos geralmente são menores do que as fêmeas da mesma espécie, e são uma boa escolha para aqueles que preferem uma cobra adulta um pouco menor.

  6. 6

    Tirando seu nome do zoólogo do século XIX, John George Children, a píton de Children é oriunda do norte da Austrália. Essas serpentes são relativamente pequenas, chegando até 90 cm de comprimento. A píton de Children é considerada um bom bicho de estimação para pessoas sem experiência com cobras, por conta de sua boa disposição e tamanho pequeno. Essa espécie geralmente vive até 25, 30 anos, dependendo de como é cuidada.

  7. 7

    Encontrada nas florestas da Nova Guiné, a píton-verde-arborícula é uma espécie que vive nas árvores. O adulto típico é verde brilhante, apesar de exemplares azuis ou amarelos às vezes serem encontrados. Uma série de manchas dorsais brancas ou azuis são encontradas na maioria. Algumas vezes, essas áreas mais claras formam uma linha intermitente na superfície do dorso. Elas podem chegar a 2,10 m. É uma cobra esguia, de forma que um espécime enrolado em um galho possa parecer menor do que realmente é.

  8. 8

    A píton reticulada é a espécie mais comprida de cobra do mundo. Essas pítons são as mais compridas, mas não as maiores. Elas são conhecidas por serem mais inteligentes que as outras espécies de cobras.

    Jiboias

  1. 1

    Nomeada pela combinação de palavras indígena e indiana referentes à elefante e matadora, a anaconda é um membro da família das jiboias e é a maior cobra do mundo.

  2. 2

    Chamada de jiboia de Madagascar, ela é a maior cobra das várias espécies oriundas da ilha de Madagascar. As jiboias de Madagascar podem chegar até 3,90 m. As fêmeas geralmente são maiores que os machos.

  3. 3

    Seu nome vem do brilho multi-colorido e iridescente que aparece sob a luz do sol, a jiboia vermelha é encontrada nos rios, lagos e pântanos das Américas do Sul e Central. Elas geralmente são tímidas e noturnas. Algumas vezes estão disponíveis para compras em algumas lojas de animais exóticos.

  4. 4

    A jiboia constritora pode crescer até 4,60 m e viver de 20 a 30 anos. Geralmente são bastante dóceis e tornam-se ótimos animais de estimação, se você estiver pronto para um compromisso de 30 anos.

  5. 5

    O corpo rosado ou salmão dá o nome à jiboia rosada. Ela é uma das 2 espécies de jiboias encontrada nos Estados Unidos. Uma jiboia rósea cresce apenas 90 cm.

  6. 6

    Uma espécie de cobra verde brilhante vive nas florestas tropicais da América do Sul, a araramboia tem um tom verde esmeralda com listras brancas e amarelas no ventre. Essa espécie é quase sempre encontrada em árvores, já que raramente desce ao chão. Ela pode ser comprada como animal de estimação, mas é considerada de criação e cuidado difíceis.

Dicas & Advertências

  • Existem cerca de 70 espécies de pítons e jiboias no mundo.
  • Nunca se aproxime de uma cobra na natureza. Algumas dessas jiboias e pítons grandes podem ser mortais.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível