O que fazer quando uma coelha tem sua primeira ninhada?

Escrito por brenda priddy | Traduzido por elisa lacerda de freitas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que fazer quando uma coelha tem sua  primeira ninhada?
Coelhas costumam abandonar sua primeira ninhada (rabbit image by Allyson Ricketts from Fotolia.com)

Filhotes de coelho são um dos animais mais bonitinhos do mundo. Eles são quentes, macios e fofinhos. Porém, para chegar a esse ponto, uma mamãe coelha precisa ter sua primeira ninhada. Em geral, as coelhas são péssimas mães de primeira viagem. Se você tentar tornar o processo mais fácil, providenciando algumas comodidades para a mãe, ela pode ter mais chance de criar bem sua primeira ninhada.

Outras pessoas estão lendo

Preparação

Normalmente, após a concepção, levam de 28 a 31 dias para o nascimento de uma ninhada de coelhos. Esse curto tempo de gestação torna difícil prever quando os filhotes vão nascer. Se você não souber se os coelhos se acasalaram, pode ter uma surpresa quando encontrar os filhotes recém-nascidos, sem nem ter desconfiado que a mãe estava prenha. As coelhas costumam puxar pelos de seus corpos e tentar fazer uma espécie de ninho. Em uma gaiola, deve-se fornecer à mãe uma caixa onde ela poderá dar à luz.

Nascimento

Coelhas geralmente dão à luz no meio da noite. A mãe vai se refugiar em um lugar isolado (se estiver solta) e dar à luz em segredo. Aquelas que estiverem em uma gaiola podem ou não parir dentro da caixa. Muitas mães inexperientes parecem ser pegas de surpresa pelo parto e não preparam o ninho a tempo. O parto é rápido e as mães geralmente comem a placenta. Elas não costumam comer seus bebês.

Abandono

A maioria das mães de primeira viagem abandona seus filhotes. Elas parecem ser incapazes de compreender que devem cuidar de sua cria. Se as mães dão à luz em uma gaiola, podem deixar os bebês no chão da gaiola, onde podem passar pela grade e cair ou até morrer. Outras mães podem enterrar os bebês dentro do ninho e se recusarem a alimentá-los. Se você tiver uma coelha que já tenha experiência como mãe e que dê à luz ao mesmo tempo que a mãe inexperiente, às vezes a mais velha assumirá a responsabilidade pelos filhotes da outra ninhada.

Cuidado materno

Se a mãe decidir cuidar dos filhotes, ela os alimentará uma ou duas vezes por dia. Pelo resto do tempo, ela os deixará sozinhos. Como os coelhinhos são cegos e surdos ao nascer, não terão muito o que fazer. Algumas pessoas acreditam que a mãe faz isso para protegê-los de si mesma. Ela deve ter uma dieta de ração de coelho, água e um pouco de alfafa. Certifique-se de que não haja outros coelhos presentes na gaiola nesse momento.

Cuidado humano

Se a mãe abandonar seus filhotes, não há muito que possa ser feito. No entanto, muitas pessoas querem tentar salvá-los. É possível alimentar os coelhinhos com uma mamadeira, mas a taxa de sobrevivência ainda será baixa. Você pode usar leite especial para bebês ou leite específico para filhotes de coelho, que é vendido em pet shops. Tente alimentá-los a cada duas horas, mas se eles se recusarem a beber com essa frequência, reduza o número de refeições.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível