Mais
×

Cogumelos comestíveis que crescem em cascas de árvores

Atualizado em 17 abril, 2017

As florestas estão cheias de fungos deliciosos que crescem nas cascas das árvores. Eles podem ser cozidos ou fritos, e são ótimos ingredientes para pratos da culinária asiática e ocidental. No entanto, fungos semelhantes a cogumelos comestíveis podem ser venenosos. É importante que os coletores de cogumelos saibam quais espécies são seguras para consumo e quais devem ser evitadas.

Você pode coletar fungos comestíveis das árvores (mushrooms image by Deborah Durbin from Fotolia.com)

Shimeji-preto

Durante a primavera, verão, outono e até mesmo durante os períodos mais quentes do inverno, o shimeji-preto, ou cogumelo ostra, cresce em grandes tufos nas laterais das árvores. Ele tem cerca de 5 a 20 centímetros de largura e pode ser encontrado em tons bege, esbranquiçados ou completamente branco. Esse cogumelo apresenta lâminas brancas sob um amplo chapéu, ou píleo, que são ligadas às árvores através de uma estipe curta. Alguns cogumelos assemelham-se ao shimeji-preto, mas eles não são venenosos, apenas desagradáveis. Veja a referência abaixo para visualizar uma imagem desse fungo.

Prateleira-de-enxofre

O fungo prateleira-de-enxofre pode ser identificado facilmente pelo seu chapéu laranja e pelos poros amarelo-enxofre sob seu píleo. Alguns têm cor de pêssego ou de salmão ao invés do tom laranja brilhante. Ele também é conhecido como cogumelo-galinha-das-florestas. Seus chapéus variam de 5 a 30 centímetros de largura. A referência abaixo contém imagens ilustrativas desse fungo. O prateleira-de-enxofre cresce do verão ao outono em árvores vivas ou mortas. Não há fungos semelhantes na natureza. No entanto, tenha cuidado, pois esse cogumelo pode desencadear uma reação alérgica moderada em algumas pessoas, causando inchaço nos lábios. O cogumelo prateleira-de-enxofre tem a textura e o gosto de frango quando cozido.

Orelha-de-judas

Esse famoso cogumelo comestível também atende pelo nome orelha-de-nuvem. O fungo orelha-de-judas tem um coloração esbranquiçada ou preta e uma textura gelatinosa. Ele cresce sobre as laterais das árvores e pode ser desidrato e re-hidratado posteriormente. Esse fungo é um ingrediente comum em pratos chineses e outras receitas da culinária asiática.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article