on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como colar um dente que caiu da dentadura

Atualizado em 21 novembro, 2016

Com o uso da dentadura vem o inevitável risco de que um dente se desprenda dela. Isso pode acontecer como resultado de um pequeno trauma, o uso diário ou devido a um defeito de fabricação. O que quer que cause a queda, se você conserva o dente, ele pode ser reparado sem um custo elevado e isso pode ser feito por você mesmo com o uso de um kit de reparo de dentaduras. Com algum cuidado e precisão, você pode colar o dente temporária ou permanentemente.

Instruções

Dentadura (denture image by Unclesam from Fotolia.com)

    Consertar o dente

  1. Examine a dentadura para assegurar-se que sua estrutura não foi danificada e se a estrutura não foi a causa da queda do dente. Rachaduras devem ser consertadas antes de recolocar o dente.

    Loading...
    Dente (Tooth #18 image by Jeffrey Sinnock from Fotolia.com)
  2. Examine o dente para ver se não há fraturas. Se isso aconteceu, o reparo será temporário até a sua substituição. Caso não haja fraturas o reparo poderá ser permanente.

    Dentre fraturado (wisdom tooth image by Mat Hayward from Fotolia.com)
  3. Use cola de dentadura para consertos temporários. Se o dente lascou ou fraturou, conserte o dente antes com um pouco de cola. Então, pingue umas gotas de cola na dentadura no lugar onde falta o dente e recoloque-o no lugar, segurando firme com um pano até colar completamente. Entre em contato com o seu dentista para fazer o conserto permanente.

    Dentista (dentist with patient image by Enigmatico from Fotolia.com)
  4. Use a lixa para alisar a superfície externa e interna (em contato com a língua) no local onde foi feito o reparo, se você pretende que o reparo seja permanente. Isso vai assegurar melhor adesão. Cuidado para não mudar a forma ou a dimensão do dente se está usando o dente original. Ele deve servir na dentadura como uma peça de quebra-cabeça.

    Quebra-cabeça encaixado (puzzle image by belmac from Fotolia.com)
  5. Coloque o adesivo no local de onde o dente caiu e recoloque o dente. Preencha qualquer vazio visível com polímero em pó, se necessário. Aplique algumas gotas de líquido monomérico ao pó para criar um acrílico e modele ao dente para mantê-lo no local. Na maioria dos casos, se o dente caiu e está perfeito, você não precisará do polímero.

    polimero (tubes filled with polymers image by laurent dambies from Fotolia.com)
  6. Mergulhe a dentadura com o dente recém colado em uma tigela de água morna e deixe descansar. Remova da água quando a cola tiver secado e escove a dentadura com escova e pasta de dentes para poli-la.

    Escova e pasta dental (tooth-brush image by AGphotographer from Fotolia.com)
Loading...

Dicas

  • Há muitos kits de reparos de dentadura disponíveis que podem ser úteis para situações de emergência. A maioria destes kits são para reparos provisórios até que o permanente possa ser feito.

Aviso

  • Se não conseguir encontrar os materiais necessários ou não se sentir capaz de efetuar o conserto, entre em contato com um laboratório dental e solicite o serviço. A maioria deles terá o material em estoque ou vai poder fazer o reparo para o mesmo dia por um custo mínimo. Se encomendar a substituição do dente, assegure-se de que a coloração combina com os já existentes na dentadura.

O que você precisa

  • Cola para dentaduras
  • Líquido monomérico
  • Ferramenta para preenchimento
  • Plímero em pó
  • Lixa
  • Dente substituto, se precisar

Referências

Loading ...
Loading ...