Mais
×

Como colocar lenhas em uma lareira

Atualizada February 21, 2017

A chave para se fazer o fogo queimar em uma lareira é colocar as lenhas corretamente. Elas devem ser empilhadas de forma que o oxigênio possa alimentar o fogo e aumentar o calor, assim, todos os pedaços de madeira queimarão. Veja a seguir algumas dicas de como empilhar as lenhas na lareira.

Instruções

Os tocos de lenha devem ser empilhados corretamente para o fogo não apagar (Comstock/Comstock/Getty Images)
  1. Limpe a grelha, removendo todos os pedaços grandes de lenha carbonizada dos últimos usos da lareira antes de colocar as novas. Assim você terá uma superfície lisa.

  2. Coloque os tocos menores de lenha horizontalmente na grelha. Esses pedaços queimam mais rapidamente e permitem o aumento de calor na lareira antes de colocar os pedaços maiores, que demoram mais para queimar.

  3. Quando for colocar os tocos de lenha na lareira, você deverá deixar um espaço entre eles. Esse espaço permite que o ar do ambiente alimente o fogo e mantenha-o aceso.

  4. Coloque os tocos maiores. Para isso, você deve escaloná-los para que o fogo continue com oxigênio e, consequentemente, continue queimando. Quando fizer isso, deixe os tocos maiores com um pequeno ângulo sobre os menores para que haja um espaço entre as lenhas pequenas no fundo e as grandes no topo.

Dicas

  • Sempre comece com poucos tocos de lenha: comece com três ou quatro pedaços, antes de adicionar muitos, para que o fogo queime e produza calor. Comece com três ou quatro tocos antes de acrescentar mais para que isso aconteça.

Avisos

  • O oxigênio precisa fluir por todo o fogo para ele queimar. Se você empilhar as madeiras muito juntas uma das outras, o fogo apagará.

Coisas Necessárias

  • Grelha de lareira
  • Tocos de lenha pequenos
  • Tocos de lenha grandes
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article