×
Loading ...

Como começar a plantar kiwi

Atualizado em 14 abril, 2018

A fruta do kiwi, ou Actinídia deliciosa, originou-se na região sul da China e agora é mundialmente cultivada como vegetal comestível pela sua fruta incomum e de casca aveludada. A fruta, que tem o tamanho de um ovo, aparece ao longo de uma série de trepadeiras no verão e amadurece com uma cor marrom opaca e de interior verde, vibrante e suculento. Como a frutificação segura é um importante fator quando plantamos o kiwi, muitas trepadeiras começam usando o método de propagação vegetativa, como os cortes para garantir a duplicação e características desejáveis da planta-mãe. Contudo, a propagação de sementes também funciona para começar as novas plantas de kiwi, embora com resultados incertos.

Instruções

As sementes de kiwi são pequenas e devem ser secadas antes de plantar (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

    Como começar plantas de kiwi a partir de cortes

  1. Corte plantas de kiwi no final do inverno, quando a planta está dormente, ou na metade do verão, quando a planta está crescendo ativamente. Escolha cortes de, aproximadamente, 10 cm a 15 cm de largura, cortando muitas folhas, mas não brotos de flores. Faça um corte reto com a tesoura de poda.

    Loading...
    Faça a poda para retirar os ramos e plantar (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)
  2. Raspe uma porção de, aproximadamente, 2,5 cm de comprimento da casca a partir da base de cada kiwi, cortando para expor a polpa interior. Use a lâmina da tesoura de poda para raspar ou use uma faca utilitária.

    Kiwi, uma fruta exótica (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)
  3. Trate da metade para baixo dos cortes com 0,2% a 0,5% de hormônio para raízes IBA. Use o hormônio de menor teor, 0,2%, nos cortes feitos no verão e o de 0,5%, nos cortes feitos no final do inverno.

    O kiwi é muito refrescante (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  4. Espete os cortes de kiwi nos potes plásticos de aproximadamente 15 cm cheios com uma parte de perlita e uma parte de areia. Pulverize 1/4 de copo de água em volta da base de casa de corte de kiwi. Pressione-os do meio da raiz à metade do seu comprimento.

    O kiwi tem boas vitaminas (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
  5. Ajuste os cortes do kiwi no pote com o tapete elétrico para aquecer, colocando-o entre, aproximadamente, 20ºC e 23ºC. Exponha os cortes para trazer luz natural indiretamente ou coloque os vasos sob uma luz florescente com o mínimo de sete horas por dia.

    Luz florescente ajuda na fotossíntese e crescimento das plantas (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
  6. Umedeça os cortes de kiwi diariamente usando uma garrafa em spray. Borrife a superfície média da raiz, sempre quando estiver seco, para manter um nível leve de umidade em volta da base dos cortes.

    Kiwi (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)
  7. Verifique as raízes a cada 50 ou 60 dias puxando levemente os cortes de kiwi para ver se elas estão presas à mistura de areia e perlita.

    Raiz (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)
  8. Faça o transplante dos cortes de kiwi dentro de um ou dois galões para viveiro cheios, com três partes de adubo e uma parte de areia. Mantenha as plantas de kiwi envasadas por uma estação inteira de crescimento antes de plantá-las no leito permanente.

    Pronto para o consumo (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

    Plantando kiwi a partir de sementes

  1. Remova as sementes de um kiwi maduro no fim do verão. Esmague a fruta dentro de uma tigela transparente com água. Pegue as pequenas sementes negras que estão flutuando na superfície. Seque-as por 24 ou 48 horas.

    Sementes de kiwi (Goodshoot/Goodshoot/Getty Images)
  2. Armazene as sementes de kiwi em perlita úmida durante o inverno. Mantenha em algum lugar onde as temperaturas fiquem em torno de 4,5ºC na maioria do tempo.

    Inverno é a melhor estação para que germinem as sementes (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  3. Remova as sementes de kiwi da armazenagem de inverno. Semeie-as em aproximadamente 0,3 cm de profundidade nos potes de plástico de mais ou menos 15 cm, cheios de adubo. Coloque seis sementes de kiwi em cada pote.

    Distribua as sementes (Martin Poole/Digital Vision/Getty Images)
  4. Águe as sementes de kiwi, umedecendo-as com o spray até que os primeiros 2,5 cm (aproximadamente) estejam úmidos, mas não ensopados. Mantenha esse nível de umidade durante todo o tempo.

    Mantenha úmido (Comstock/Comstock/Getty Images)
  5. Observe o começo da germinação em duas semanas. Espalhe areia em volta das mudas enquanto elas emergem para ajudar a manter a umidade perto do adubo.

    Areia (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  6. Retire as mudas de kiwi uma vez que elas brotem dois pares de folhas maduras. Transplante-as em potes de plástico de aproximadamente 15 cm preenchidos com três partes de adubo e uma parte de areia.

    Potes (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
  7. Mantenha as mudas de kiwi nos seus potes até que cresça pelo menos 15 cm de altura, aproximadamente, antes de transplantá-las para o jardim.

    Muda de kiwi (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
Loading...

O que você precisa

  • Tesouras de poda
  • 0,2% a 0,5% de hormônio para raízes IBA
  • Pote de plástico de aproximadamente 15 cm
  • Perlita
  • Areia
  • Tapete elétrico para aquecer
  • Garrafa de spray
  • Um ou dois galões para viveiro
  • Adubo

Referências

Loading ...
Loading ...