Mais
×

Como saber se um mamão está estragado

Atualizado em 17 abril, 2017

Nenhuma bandeja de frutas tropicais ou salada de frutas estará completa se não tiver mamão fresco, pois ele traz variedade a essas iguarias. Como todas as frutas, deve-se ter muito cuidado ao procurar um mamão em boas condições. Quando o mamão está fresco, ele possui aroma e sabor adocicados. Já o mamão estragado tem um odor fermentado, textura muito mole e um sabor podre. Conhecer as características de um mamão estragado pode salvá-lo do aborrecimento de lidar com frutas indesejadas.

Instruções

O mamão fresco tem aroma e sabor adocicados (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)
  1. Analise a casca do mamão, pois ela pode dizer muito sobre o estado interno da fruta. Mamões com casca verde ainda não estão maduros e devem ser armazenados de forma apropriada para que amadureçam corretamente. Se a casca estiver amarela, significa que o mamão está pronto para ser consumido. Os mamões que apresentam partes laranja-escuras na casca estão muito maduros e perto de apodrecer.

  2. Um mamão em boas condições é levemente firme quando tocado. Quando um mamão está estragado, ele tem uma textura mole, é enrugado e não possui uma cor verde ou amarela. Machucados na casca do mamão são sinais claros de que a fruta não será saborosa. Se a haste estiver mole, é sinal de que o interior está machucado ou podre.

  3. Cheire a fruta. Lembre-se que o mamão fechado não possui cheiro; portanto, antes de comer a fruta, corte-a e cheire. O interior de um mamão em boas condições possui um aroma doce e almiscarado. Já o mamão estragado exala um odor podre ou fermentado.

Dicas

  • A parte mais doce do mamão é a que fica mais longe do caule.

Aviso

  • O mamão contém sementes que possuem carpaína, uma substância que, se for consumida em excesso, pode causar diminuição nos batimentos cardíacos e depressão no sistema nervoso.

O que você precisa

  • Faca
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article