Mais
×

Como saber o que comer durante a quaresma

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Durante a quaresma, muitos cristãos mudam seus hábitos alimentares. Eles podem ou não jejuar por um determinado período de tempo e podem não comer certos alimentos em determinados dias. A razão para isso é complexa, mas muitas religiões defendem que o jejum limpa o corpo como uma espécie de sacrifício e como uma maneira de se aproximar de um poder espiritual.

Instruções

Algumas seitas e religiões do cristianismo não permitem nem o peixe durante a quaresma (Creatas/Creatas/Getty Images)
  1. Evite carne às sextas ou às quartas-feiras. Antigamente, a carne era um luxo e só os ricos que podiam pagar ou que criavam suas próprias cabeças de gado poderiam comê-la. Para as religiões ou seitas mais cristãs, o peixe não é carne, razão pela qual ele é a escolha popular às sextas-feiras durante a quaresma. Isso significa que você não deve comer seu prato vegetariano ou peixe favorito — não comer carne é suposto ser um sacrifício e não uma oportunidade de se divertir.

  2. Jejue na quarta-feira de cinzas ou na sexta-feira santa. A quarta-feira de cinzas é o início da temporada de quaresma, e a sexta-feira santa é o dia em que Jesus morreu na cruz. Nesse caso, o jejum significa comer apenas uma refeição completa, geralmente após o anoitecer. Naturalmente, as crianças, quem estiver doente ou precisar comer regularmente por motivos de saúde estão dispensados​​. A maioria das religiões cristãs não permitirá que se coma carne nesses dias também.

  3. Fale com seu bispo ou padre para conhecer as regras em sua igreja e religião. Diferentes seitas e religiões do Cristianismo jejuam a cada sexta-feira, enquanto outras permitem a carne durante a quaresma. Outras seitas consideram o peixe como sendo uma carne por ter uma espinha dorsal.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article