×
Loading ...

Comidas afrodisíacas: realidade ou ficção?

Getty Images

Introdução

Estamos rodeados de alimentos que dizem ser afrodisíacos, como vinhos e sobremesas com muito chocolate. Mas e a ciência por trás disso tudo, é real? "Existem alimentos que têm uma história tradicional e alguma razão científica para contribuir com o estado afrodisíaco", diz Amy Reiley, autora do livro "Tendo um caso com a cozinha: O guia completo de alimentos afrodisíacos". Conversamos com a especialista para descobrir quais alimentos ajudam de verdade e quais apenas levam a fama.

Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

Café

Se você sabe que a noite vai ser longa, deixe o descafeinado e invista em um café expresso. "Talvez seja a agradável a essência amarga que está no ar ou a sacudida que a cafeína dá no sangue. Ou talvez sejam os alcaloides que ajudam a manter o rendimento sexual e atrasar o inevitável durante poucos segundos", comenta Martha Hopkins. Independentemente de qual seja a razão, considere terminar a tarde com uma xícara de expresso em vez de uma taça de vinho.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Aspargos

Estes talos são um triunfo afrodisíaco. "Receberam o estado de afrodisíaco pela primeira vez na Doutrina de Firmas (também conhecida como Lei dos Parecidos) no século 16", conta Hopkins. A teoria diz que, se uma coisa se parece com a outra, vai melhorar ou ajudar aquilo que se parece com ela. Ou seja, se a comida parece sexual, vai ajudar a melhorar o sexo. Os aspargos são ricos em potássio, fósforo, cálcio e vitamina E. Para os casais que têm fome de amor, os aspargos são uma energia adicional. Eles mantêm o sistema urinário e rins em bom funcionamento, e são uma dose natural de "vitamina do sexo" necessária para aumentar a produção de hormônios.

Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Chocolate

O chocolate é o típico afrodisíaco que funciona em muitos níveis. Primeiro, ele é gostoso. Segundo, ele se desfaz na boca", explica Hopkins. A gordura do cacau, ingrediente do chocolate, é uma das poucas que se derrete com a temperatura corporal. "O chocolate também dilui o sangue rapidamente. E, quando o sangue está mais diluído, flui melhor", completa Hopkins.

marucyan/iStock/Getty Images

Morangos

"Se você diz ao seu companheiro: 'Vou te dar um afrodisíaco!' Essa comida se transforma no afrodisíaco do momento", explica Hopkins. Você ativou um pensamento. Olhando para os morangos, a única coisa que têm em termos de "afrodisíaco" é sua reputação e forma física, que podem ser suficientes. "O morango tem a parte superior verde que se encaixa facilmente entre os dedos e, mais importante, cabe ainda melhor na boca aberta", completa Hopkins. Você não tem que acreditar em afrodisíacos, mas se você acredita que vai provar um, ele se torna um.

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Ostras

As ostras não têm uma aparência romântica à primeira vista, mas dizem que são os melhores afrodisíacos. Por quê? "Contêm pouca gordura, muito açúcar complexo e proteínas", justifica Reliey. O mais importante é que as ostras são ricas em zinco, ingrediente chave para a produção de testosterona e rendimento sexual em ambos os gêneros. Não é folclore. As ostras realmente ajudam na cama.

grafvision/iStock/Getty Images

Gengibre

O gengibre pode ajudar a acalmar o estômago, curar as pernas cansadas, acalmar a enxaqueca e diluir o sangue. "É o sangue diluído que desempenha o papel mais importante nas qualidades afrodisíacas do gengibre, permitindo que a circulação flua facilmente em todas as partes do nosso sistema. Isso proporciona às zonas mais sensíveis do corpo sangue com muito oxigênio", conta Hopkins.

George Doyle/Stockbyte/Getty Images

Mel

Você sabe por que todo mundo viaja de Lua de Mel depois de casar? Tudo começou na Pérsia antiga, quando jovens casais bebiam hidromel todos os dias durante o primeiro mês de casamento. Eles acreditavam que a bebida aumentaria o desejo sexual. A tradição de tomar durante um mês ajudaria os recém-casados a atingir o estado mental ideal para um casamento bem sucedido. Talvez os persas jamais souberam que o mel tem uma série de benefícios que ajudam você naquele momento. "Fisiologicamente, o mel proporciona ao corpo uma forma muito útil de açúcar que se converte facilmente em energia", diz Hopkins.

Nikolay Trubnikov/iStock/Getty Images

Pimenta

A pimenta contém capsaicina, que é responsável pelo calor que sentimos quando comemos o acarajé, por exemplo. Uma vez que a capsaicina provoca respostas fisiológicas semelhantes as que experimentamos quando estamos em movimento (transpiração, aumento da circulação, frequência cardíaca), a nossa mente pode interpretar mal esse "ficar ligado", em oposição à realidade "comer alguma coisa quente."

anskuw/iStock/Getty Images

Alecrim

Alecrim é uma erva conhecida por aumentar a circulação sanguínea, deixando a pele mais sensível, o que não é ruim. Como muitos outros afrodisíacos, também está associada com a deusa do amor Afrodite (que normalmente é representada segurando um ramo dessa erva). A dica é esta: use a erva perfumada durante o jantar ou prepare um banho para dois com algumas gotas de óleo de alecrim.

Thinkstock Images/Comstock/Getty Images

Bananas

Como os abacates, as bananas (e suas flores) são semelhantes a anatomia masculina. Além da forma fálica, as bananas, ricas em potássio e vitaminas B, ajudam na produção de hormônios sexuais. O que isso significa? Que quando você servir o café da manhã ao seu companheiro na cama, inclua uma banana.

Marina Grau/iStock/Getty Images

Manjericão

Antes do perfume Chanel Nº 5 e dos perfumes aromáticos e doces, as mulheres colocavam manjericão em pó nos seios. Há boatos de que a essência da erva fazia com que os homens ficassem selvagens. Se você preparar uma salada caprese ou molho pesto, vai fazer o sangue dele subir à cabeça em um jantar com manjericão.

Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images

Amêndoas

O que o manjericão faz com os homens, as amêndoas fazem com as mulheres. Historicamente, as nozes são um símbolo de fertilidade (como a maioria dos frutos secos), mas dizem que o cheiro de amêndoas deixa as mulheres apaixonadas.

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Romã

"Vermelha e com aspecto levemente exótico, a romã é um dos meus afrodisíacos favoritos", diz Reiley. Ela foi um símbolo culinário de Afrodite na Grécia antiga e a ciência moderna está investigando o uso de suco de romã para tratar a disfunção erétil.

John Foxx/Stockbyte/Getty Images

Figo

"Acredito que o figo seja um dos alimentos mais sexy do mundo", diz Reiley. Muitos historiadores acreditam que o figo era originalmente a fruta proibida. São redondos e leves, de interior rosa muito bonito e sabor tão sutil que é necessário se concentrar para notar. Além disso, os figos têm um pouco de ferro e ajudam na saúde sexual.

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Ouriço do mar

É sexy, exótico, prazeroso e impulsiona os neurotransmissores e a dopamina. "Os ouriços comem algas e estão cheios de umami, o quinto paladar", comenta Reiley. Eles também tem anandamida, um neurotransmissor canabinoide, e ativam a produção de dopamina no cérebro.

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

Queijo

Surpreendentemente, o queijo pode fornecer o que o chocolate não pode. Ele contém dez vezes mais PEA (ingrediente do chocolate que causa euforia) que o concorrente do cacau. "Certos tipos de queijo duplicam os feromônios humanos [substâncias químicas que permitem o reconhecimento mútuo e sexual dos indivíduos]", completa Reiley.

John Foxx/Stockbyte/Getty Images

Trufas

Centavo por centavo, as trufas valem mais que ouro. Mas essa não é a única razão pela qual você deve presentear trufas. "Elas são para as mulheres", destaca Reiley. As trufas não apenas são cheias de aminoácido como sua essência dobra os feromônios masculinos, segundo a autora.

oohtee/iStock/Getty Images

Champanhe

Você já deve ter tido esta experiência em primeira mão, mas vale lembrar que, em pequenas quantidades, o álcool pode ser um afrodisíaco. "Ele põe de lado as dúvidas, medos e coisas que atrapalham as pessoas na hora de buscar o que desejam", diz Hopkins. O champanhe e vinho espumante são os mais afrodisíacos. "Eles vão para a corrente sanguínea rapidamente e fazem sentir um efeito encantador e impressionante com apenas alguns goles", completa Reiley. Além disso, os vinhos espumantes fazem bem à saúde, muito mais que qualquer outro tipo de álcool. Já os aromas de alguns aumentam os feromônios. O champanhe com sabor seco, riesling ou chardonnay, aumenta os feromônios de algumas mulheres. E os vinhos de uva pinot, cabernet ou sauvignon, multiplicam os masculinos.

Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images

Uvas

Você já deve ter comido uma uva perfeita. Firme na parte de fora, doce e suculenta dentro. Se o ato de comer ainda não é sexy o suficiente, lembre-se que as uvas sempre foram associadas com Baco, o deus romano do êxtase. O que é mais sexy do que dar uvas ao seu parceiro, uma por uma?

Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images

Frutos secos

Galeno de Pérgamo, filósofo e médico do século 2, costumava dizer a seus pacientes para comerem cem frutos secos cada noite antes de dormir. Acreditava-se que eles tinham poderes especiais. Ainda não sabemos exatamente quais são esses poderes. Só sabemos que os frutos secos têm muito zinco, que ajuda a produzir a testosterona e também que a história está cheia de curas médicas e poções de amor feitas com eles. Se você quiser aumentar a libido, use história a como guia e polvilhe e coloque frutos secos sobre uma salada ou aperitivo. Se você tiver um estilo mais brincalhão, pode tentar a "receita" de Galeno e comer 100 frutos secos antes de dormir.

Comstock Images/Comstock/Getty Images

Melancia

Cuidado, Viagra! A melancia pode ser o novo potenciador natural do funcionamento sexual. "Nós sempre soubemos que a melancia é boa, mas a lista de benefícios cresce ainda mais com cada estudo", diz o Dr. Bhimu Patil, diretor do Centro de Aperfeiçoamento de Frutas e Legumes do College Station, nos Estados Unidos. Entre os novos benefícios estão o coração, sistema imunológico e sistema circulatório mais saudáveis, incluindo a capacidade de dilatar as veias. Igual o Viagra!

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Feijão preto

Não é difícil imaginar porque o feijão preto é um símbolo de fertilidade. "Tudo começa com uma vagem de feijão fresco", diz Hopkins. Encolhido na vagem, o feijão descansa como uma criança no útero da mãe. Aparentemente, o feijão era tão "quente" que São Jerônimo proibiu as freiras de comerem a semente no ano 400 a.C., por medo de que quebrassem seus votos de castidade. Mesmo que você não tenha vontade, coma feijão por suas proteínas. Ao contrário da carne, os grãos são digeridos rapidamente e seu corpo pode conseguir o que precisa para passar bem durante a noite.

Visage/Stockbyte/Getty Images

Alho

Eram os esteroides da antiga Grécia! Muitos acreditavam que o alho aumentava a energia e a resistência, mas antes de seguir com essa história, pense por um minuto na ideia de comer alho puro. Seu hálito será sentido a quilômetros, mas se seu parceiro comer também, os dois estarão imunes ao cheiro e expostos a todos os poderes afrodisíacos do alho. Não é romântico? De volta aos gregos... o alho era consumido pelos melhores atletas, antes das competições olímpicas, para incentivar o desempenho máximo deles. Você quer ter o desempenho de um atleta olímpico? Coma alho, muito alho, mas não se esqueça de compartilhá-lo!