on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Frutas e vegetais fontes de catalase

A catalase é uma proteína encontrada em células de todos os organismos, e que transforma o peróxido de hidrogênio em água e oxigênio. O corpo humano produz catalase, mas a quantidade diminui de acordo com a idade, levando as pessoas a desenvolverem doenças como câncer e condições como cabelos brancos. Por sorte, a catalase é encontrada em grande quantidade em muitas frutas e vegetais, e ao consumir esses alimentos, é possível que o corpo transforme substâncias tóxicas em matérias uteis ao corpo.

Frutas e vegetais contêm muitas enzimas saudáveis e antioxidantes, como a catalase (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Grama de trigo e brotos

De acordo com Wheat Grass and Sprouts, os brotos como trigo e cevada contêm alta concentração de antioxidantes, como a catalase. Alfafa, broto de couve-de-bruxelas e de outras folhas verde escuras contêm muito mais catalase do que os vegetais mais velhos. Plantas frescas, cruas e orgânicas são as melhores para aumentar os efeitos, pois a alta temperatura e os procedimentos para industrializar os alimentos podem enfraquecer ou destruir a catalase.

Loading...

Vegetais

Muitos vegetais contêm catalase o suficiente para manter a saúde. Alho-poró, cebola, brócolis, nabo, espinafre, couve, rabanete, cenoura, pimentão vermelho, nabos, pepinos, aipo e repolho vermelho são ricos em catalase, enquanto abobrinha tem menos. As batatas são uma barata e versátil fonte de catalase, e batata doce é considerada o vegetal mais nutritivo pelo Center for Science in the Public Interest. Abacates são uma das mais ricas fontes de catalase, mas eles também são ricos em gordura.

Frutas

Todas as frutas contêm catalase, mas algumas tem um teor maior do que outras. Kiwi, pêssegos, cerejas, damascos, banana, melancia e abacaxi têm quantidades mais elevadas de catalase, enquanto as maçãs e as uvas têm teores mais baixos. Embora a catalase seja uma das enzimas mais resistentes ao calor, o cozimento diminui o aproveitamento da enzima, portanto consumir a fruta crua fornece maior quantidade da enzima.

Suplementos

Mesmo naturais, os alimentos integrais são as melhores fontes de enzimas e suplementos que podem fornecer a catalase. O problema com o suplemento é que ele é geralmente digerido antes que possa chegar aos tecidos para quebrar as moléculas de hidrogênio. Os suplementos antioxidantes funcionam melhor quando feitos a partir de uma combinação de diferentes enzimas. Vitaminas ou suplementos feitos a partir de alimentos integrais contêm manganês, cobre, zinco e selênio, minerais que podem proporcionar ao corpo os componentes necessários para produzir mais catalase.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...