Comportamento de gatos tigrados laranja

Escrito por susan paretts | Traduzido por bruno ferreira
Comportamento de gatos tigrados laranja
O comportamento de um gato tigrado laranja depende principalmente do início precoce de sua socialização (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Os gatos tigrados de cor laranja apresentam uma variedade de diferentes tons do coloração, variando do vermelho até um laranja meio amarelo-ouro, e todos têm um padrão de faixas na pelagem. Eles são descendentes de muitas raças, algumas de pelo longo e outras de pelagem curta. Dependendo da precocidade do início de sua socialização, sua idade e sua linhagem, esse bichano pode tornar-se amigável, indisciplinado ou reservado.

Identificação

O gato tigrado laranja não é uma raça específica de gato; ao contrário, ele mostra um padrão de coloração que ocorre em muitas outras linhagens. Um gato tigrado de qualquer cor, incluindo um laranja, tem listras no pelo, no rosto e ao redor dos olhos, além de uma marcação com um formato de "M" na testa. As listras aparecem em duas tonalidade mais escuras que a cor laranja do gato. O tigrado listrado (mackerel) tem listras finas ao longo das laterais do corpo; o tigrado clássico apresenta um padrão em redemoinhos; o tigrado ponteado (spotted) tem manchas nas laterais; e o tigrado ticado (ticked) tem uma coloração mais sólida na pelagem e uma maior alternância de tons no rosto.

Gênero

Embora os gatos tigrados laranja sejam primariamente machos, as fêmeas também podem existir em uma proporção de 20%. Pelo fato de a maioria dos gatos dessa variedade serem machos, eles exibem típicos comportamentos masculinos. Um indivíduo não castrado exibirá uma postura agressiva contra outro gato que tente adentrar seu território e vai tentar escapar para percorrer a vizinhança atrás de uma companheira. Quando castrado, esses comportamentos geralmente desaparecem, deixando-o mais carinhoso e menos agressivo. A castração elimina a tendência de marcar o território da casa com urina, tanto para machos quanto para fêmeas.

Raça

De acordo com o site "CFA", a raça de um gato tigrado laranja pode determinar seu comportamento, e certas linhagens compartilham traços comuns de personalidade. Um gato de pelagem longa é dócil, com um temperamento tranquilo e geralmente fica mais sedentário do que um gato de outra raça. Um Maine Coon, outra raça de pelos longos, tem uma natureza inteligente e amigável e se dá bem com outros animais de estimação. O Ocicat tem um estrutura atlética (gosta de brincar, interagir com pessoas e pular), exibe características semelhantes as de um cachorro em termos de treinamento e personalidade e mostra extrema devoção a seu dono. O gato de pelo curto americano é uma descendência comum a muitos tipos de gatos tigrados, incluindo os laranjas, e se dá bem com crianças e outros animais. Essa raça também aproveita a companhia do dono e apresenta uma natureza gentil e amigável.

Socialização

Embora alguns possam afirmar possuir evidências de comportamentos específicos a gatos tigrados de coloração laranja, a principal influência sobre sua personalidade é a socialização precoce. O período mais importante do desenvolvimento de um gatinho é entre quatro e 12 semanas de idade. Um indivíduo nessa faixa etária carregado por muitas pessoas durante longos períodos de tempo terá um comportamento mais amigável e confiante no futuro. Uma boa nutrição nesse estágio inicial também contribui positivamente. Quando ensinado a um filhote, um comportamento sociável será perpetuado para a vida adulta.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível