E se o compressor da minha Silverado não funcionar?

Escrito por erik johnson Google | Traduzido por luciana ferraz
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E se o compressor da minha Silverado não funcionar?
Uma falha no compressor pode ser a causa do defeito no seu ar-condicionado (Tim Boyle/Getty Images News/Getty Images)

Quando o ar-condicionado da sua picape Chevrolet Silverado parar de funcionar, a primeira coisa a fazer é abrir o capô e verificar se o compressor está funcionando corretamente. Um compressor que não funciona pode ser consertado em casa com baixo custo apenas checando os componentes elétricos e o nível do gás refrigerante. Problemas mais sérios devem ser tratados por um mecânico profissional.

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Fusíveis e relês

A primeira coisa a ser checada se seu compressor não funcionar é o sistema elétrico. Verifique primeiro a caixa de fusíveis, que está localizada sob o capô próximo ao para-lama do lado do motorista em modelos dos anos 1999 a 2010, e do lado esquerdo do painel de instrumentos em modelos mais antigos (verifique o manual do proprietário). Localize o fusível de amperagem vermelho 10 marcado com "A/C COMP" e remova-o. Se a fita de metal dentro do fusível aparentar estar queimada ou quebrada, substitua-o; se estiver OK, o próximo suspeito é o relê do ar-condicionado. Esse relê também está localizado na caixa de fusíveis, porém não há nenhum indicador visual para verificar se está funcionando corretamente. A maioria das lojas de autopeças pode testar o relê, mas é bastante incomum que esse relê tenha defeito em picapes Silverado. Um novo relê pode ser instalado por menos de R$40.

Pressão do gás refrigerante

Se os fusíveis e o relê estiverem em ordem, seu sistema de ar-condicionado pode estar com carga inadequada de gás refrigerante. Os sensores dentro do sistema detectam quando a pressão do gás cai abaixo de um certo nível e não ligam o compressor para evitar danificá-lo. As picapes Silverado produzidas após 2000 utilizam gás refrigerante R134a, que não agride a camada de ozônio. Modelos mais antigos originalmente utilizavam gás R-12, comumente conhecido como freon, porém muitas picapes foram adaptadas para usar R134a e existem kits de recarga caseira de R134a. Ligue o motor e o ar-condicionado ajustando-o para a temperatura mais gelada. Conecte a mangueira de recarga ao cilindro de gás refrigerante e à entrada de baixa pressão do sistema de ar-condicionado. Na maioria dos modelos de Silverado, essa entrada se localiza no acumulador: um cilindro de alumínio localizado no lado do passageiro do compartimento do motor. Segure o cilindro de gás em pé e abra lentamente a válvula da mangueira de recarga. A pressão do cilindro vai empurrar o gás para dentro do sistema. Enquanto o compressor liga automaticamente, deixe o cilindro esvaziar antes de remover a mangueira de recarga. Teste a pressão do sistema com um manômetro de ar-condicionado e não o carregue acima da capacidade.

Ajuda profissional

Um compressor que não funciona após a recarga de refrigerante indica problemas mais sérios com o sistema de ar-condicionado. Pode indicar falha nos sensores de pressão, fiação danificada ou problemas com o módulo de controle HVAC. Esses problemas devem ser testados com um scanner de diagnóstico mecânico e devem ser deixados a um técnico de ar-condicionado certificado pela General Motors.

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