Por que meu computador trava após o monitor entrar em modo de espera?

Escrito por jane williams | Traduzido por valeria jardim
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Por que meu computador trava após o monitor entrar em modo de espera?
Travar após hibernar pode ser um sinal de conflitos no software ou problemas de hardware (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)

A maioria dos computadores tem uma configuração de energia projetada para ajudar a reduzir o desperdício de energia elétrica e o desgaste dos componentes. Em suma, o computador "hiberna" após um certo período de inatividade, ou seja, desliga o disco rígido e o monitor para economizar energia. Às vezes, o ato de colocar o monitor no modo de espera causa uma confusão interna pelo conflito dos programas gerando arquivos corrompidos, o que resulta no travamento ou congelamento do sistema.

Outras pessoas estão lendo

Placa de vídeo

A placa de vídeo do seu computador é o que converte os pequenos pedaços de dados eletrônicos nas imagens que são visualizadas no monitor. Essas placas, como qualquer outra peça de equipamento de computador, exigem programas denominados "drivers" para que possam se comunicar corretamente com o seu sistema operacional. Se os drivers da sua placa estão desatualizados ou se a própria placa estiver falhando, pode interferir no funcionamento adequado do monitor depois que ele entrar em modo de espera. Tente atualizar os drivers ou substituir a placa para corrigir esse problema de congelamento.

Placa-mãe

A placa-mãe do seu computador é a placa de circuito maior onde todos os outros componentes se conectam. Caso ela esteja falhando, impedirá a comunicação adequada entre os componentes, fazendo com que o seu computador fique mais lento ou congele quando o computador tentar acessar as várias peças. As falhas da placa-mãe, infelizmente, não podem ser consertadas facilmente, de forma que a única solução para esse problema é a substituição completa da própria placa.

BIOS ou sistema operacional desatualizado

Os computadores estão em um estado constante de melhoria e seu sistema operacional e a BIOS do sistema não são diferentes. A Microsoft libera atualizações regulares de segurança e programas para o seu sistema operacional Windows, as quais corrigem problemas relatados e erros associados à sua operação. A BIOS é o programa responsável por identificar o equipamento e dispositivos conectados ao computador e é integrada na placa-mãe do seu computador. Se um desses importantes programas fundamentais estiver desatualizado, o computador pode se comportar estranhamente depois que seu monitor entrar em modo de descanso. Procure por atualizações para o seu sistema operacional e para a BIOS da placa-mãe para minimizar os problemas do computador.

Conflito de programas

Se esse problema de congelamento só apareceu depois de instalar um novo programa ou equipamento, essa nova peça pode estar causando um conflito com o monitor ou a placa de vídeo. Tente remover e desconectar o novo dispositivo e veja se o problema persiste. Procure atualizações para o driver da sua placa de vídeo para garantir que possui a versão mais atualizada que pode corrigir tal problema.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível