Como conseguir uma cintura fina com exercícios simples

Escrito por lenna allen | Traduzido por vanessa arnaud
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Como conseguir uma cintura fina com exercícios simples
Afinar a cintura requer mudanças no estilo de vida, incluindo dieta e exercícios (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Conforme envelhecemos, passamos a acumular um pouco de gordura na região abdominal. Livrar-se desses centímetros a mais requer alterações no estilo de vida, normalmente incluindo dieta e exercícios. A dieta é um desafio, além de ser muito variável e, portanto, não será abordada neste texto. Por outro lado, existem diversos exercícios que podem ser realizados para emagrecer e afinar a cintura, e muitos deles não requerem o acompanhamento de um treinador ou equipamentos caros.

Nível de dificuldade:
Moderado

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O que você precisa?

  • Bola de ginástica
  • Esteira
  • Bicicleta ergométrica (opcional)
  • Equipamentos específicos para os esportes que preferir (opcional)

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Instruções

  1. 1

    Foque primeiramente em perder os quilos extra, pois só assim é possível reduzir o volume. Esse objetivo pode ser alcançado com uma rotina diária de exercícios aeróbicos a serem realizados por períodos longos. A gordura apenas começa a ser queimada, em vez dos carboidratos, após certo tempo de uma atividade que requeira um gasto calórico elevado. Além disso, uma caminhada de ao menos 45 minutos é uma boa opção de exercício e pode ser realizada em um parque ou até em um shopping. Nadar ou pedalar também são boas alternativas de exercícios de intensidade moderada. Caso possa praticar um esporte como basquete ou futebol algumas vezes por semana, deve obter ótimos resultados.

  2. 2

    Passe a realizar exercícios específicos para fortalecer e firmar a região da cintura assim que alcançar o peso ideal. Aqueça o corpo com exercícios leves antes de começar. Um exercício que pode ser realizado com esse propósito é o agachamento, em que os joelhos são dobrados com a coluna ereta até que as coxas estejam paralelas ao solo. Outro bom exercício de aquecimento são os "inchworm crawl", em que, em posição de flexão, os braços são movidos para trás, em direção aos pés, e depois retornam à posição inicial. Faça 10 a 20 repetições de cada exercício, ou seja, repita cada um de 10 a 20 vezes.

  3. 3

    Faça exercícios básicos para afinar a cintura e definir os músculos da região da cintura. Um deles é o abdominal reto. Deite-se no chão com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão. Com os braços ao lado do corpo, levante-se formando um ângulo de 45º usando a força dos músculos abdominais. Repita de 15 a 20 vezes. Outro bom exercício para iniciantes é o abdominal oblíquo, que pode ser efetuado sentando-se com os joelhos dobrados e os braços estendidos para frente, e retornando o corpo para trás, alternando os lados direito e esquerdo, até que o ombro toque o chão.

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    Passe para exercícios mais avançados, como os que envolvem rotação do tronco, após ter efetuado os mais básicos. Um deles consiste em permanecer de joelhos e girar o corpo para trás, tocando os calcanhares direito e esquerdo alternadamente, cuidando para realizar o movimento em torno da cintura, e não dos quadris. Faça de 8 a 10 repetições.

  5. 5

    Passe a fazer exercícios abdominais mais avançados, incluindo o conhecido como "woodchopper", que consiste em permanecer em pé, com a coluna reta, segurando uma bola ou peso sobre a cabeça, trazê-lo para a frente do corpo, dobrar os joelhos até que a bola ou peso toque os pés. Outro exercício de dificuldade elevada é o chamado "ao redor do mundo", que consiste em desenhar um círculo no ar com os braços estendidos, dobrando levemente os joelhos, mas mantendo as costas eretas para conseguir fazer o maior círculo possível. Faça de 8 a 10 repetições de cada exercício.

Dicas & Advertências

  • Qualquer exercício torna-se muito mais eficiente quando associado a uma dieta balanceada. Faça alterações apropriadas em seus hábitos alimentares antes de tentar perder peso e iniciar sua rotina de exercícios.
  • Conseguir uma cintura fina requer dois passos -- em primeiro lugar, perder gordura, e depois, fazer exercícios para definir e enrijecer o abdômen.
  • Não se esqueça de manter a hidratação durante os exercícios.
  • Não exceda sua rotina de exercícios ou force demais, especialmente no começo. Comece com séries mais curtas e menos repetições, e aumente gradualmente.

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